Agenda

Exposição "Canteiro" - Individual de Amália Giacomini

Galeria Lume - Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa

Exposição "Canteiro" - Individual de Amália Giacomini

 

Enquanto nossos espaços estão fechados em respeito às medidas sanitárias para contenção do covid-19, acompanhe por aqui a exposição CANTEIRO da artista Amália Giacomini.
O catálogo está disponível aqui.

Reconstruir e criar um novo significado para o espaço por meio da geometria é uma característica marcante do trabalho da artista Amalia Giacomini. Em sua nova exposição, Canteiro, em cartaz a partir de 4 de março na Galeria Lume, ela apresenta um conjunto de trabalhos inéditos desenvolvidos com materiais que são considerados ordinários, banais, e que desafiam o olhar do espectador.

Os materiais que compõem as obras são determinantes para a relação com a arquitetura da Galeria e com o corpo observador. Correntes, linhas de bordado, madeirite e carpetes colocam à prova elementos fundadores da experiência espacial, como a linha e o plano, através de uma "geometria cotidiana". Ao todo, serão exibidas dez obras, incluindo uma grande escultura - que transita no limite entre uma pintura, uma escultura ou mesmo uma arquitetura efêmera - além de bordados, objetos e uma instalação com correntes.

"As obras entrelaçam questões em torno da nossa percepção espacial e da sua própria construção, e estão ancoradas no espaço da exposição. Dividem, alteram e fabulam o espaço, convidando o visitante a uma íntima relação com sua própria posição na Galeria.", explica Giacomini.

Como um canteiro de obras, Amália experimenta e constrói suas obras livremente a partir de aspectos que fazem parte de seu repertório de vida e de sua formação em arquitetura, a afinidade com a matemática, filosofia e história da arte e experiências do passado.

Para a mostra, a artista retomou o bordado, que não praticava desde os seus 12 anos. Desfrutando da experimentação, algumas obras, que seriam de desenhos geométricos e exigiriam uma precisão ideal, foram confeccionadas em bordado. "Ao invés de fazer um desenho supostamente preciso com lapiseiras de diferentes espessuras de grafite, quis experimentar com o bordado, devido às limitações físicas do material e às diferentes possibilidades de imprecisão na prática", pontua Amália.

O conjunto expositivo dialoga entre si e desconstrói o espaço da galeria a todo instante, com obras variando em movimento e criando uma nova imagem do local. "Mudar e reconstruir o espaço é, de uma certa forma, voltar à ótica do espaço menos funcional no qual podemos ver o mundo sem o cansaço presente, característico da sociedade de informação. O que isso significa? Ver com olhos sensíveis o bastante para enxergar o invisível, que nada mais é do que o demasiadamente visto e, por isso, não observado", reflete Paulo Kassab Jr, que assina a curadoria da exposição.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 às 19h, e sábado das 11 às 15h, seguindo os protocolos de saúde e higiene para evitar a disseminação e contaminação do Covid-19.

Serviço:
Exposição Canteiro, de Amália Giacomini

Local: Galeria Lume

Abertura: 4 de março, quinta-feira, das 11h às 20h
Período expositivo: 4 de março a 6 de abril de 2021

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo

Horário: segunda a sexta, das 10 às 19h, e sábado das 11 às 15h
Informações: (55) 11 4883-0351 e [email protected]


https://www.instagram.com/galerialume/
https://www.facebook.com/GaleriaLume

https://galerialume.com/pt/