Agenda

Exposição “Anônimos” de Armando Salmito

Centro Cultural Renato Russo - 508 Sul, Brasilia, DF

Exposição “Anônimos” de Armando Salmito
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página. 

 

A Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo recebe a mostra “Anônimos”, do fotógrafo brasiliense Armando Salmito. Com curadoria de Patrícia Lira, a exposição apresenta um olhar sobre os moradores anônimos de Nova York e sua relação diária com a magnitude da metrópole. Em cartaz até o dia 5 de abril, a visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O Centro Cultural Renato Russo fica CRS 508, Asa Sul, Brasília – DF.

Inspirado no verso de Lou Reed, “I’m a New York City man, blink your eyes and I’ll be gone”, Salmito mostra o dinamismo da cidade em 16 imagens, com foco na ideia do anonimato. Todos estão na mesma condição, entre o conhecido e o desconhecido, entre o novo e o que já aconteceu, especialmente entre a lembrança e o completo esquecimento.

“Anônimos” retrata os mais diversos personagens que encontramos nas ruas dos grandes centros urbanos. Os lugares e as pessoas se complementam, se combinam como se um e outro se pertencessem simbolicamente; é uma paisagem sempre em movimento, que ganha um novo significado a partir de cada personagem.

Para o artista, o ensaio remete a memórias quase esquecidas que guardamos, imagens e impressões que se esquivam ao longo dos dias: “Cada foto evoca um universo onde muita coisa se repete, muita coisa é desconhecida e muito pode ser inventado. Ao ver essas imagens, cada pessoa pode ver um pouco de si mesma, de algo há muito esquecido, um pedaço da vida, um sentimento descartado, um rosto, um lugar …um tanto familiar e um tanto estranho”, afirma Salmito.

Com curadoria de Patrícia Lira, a exposição traz, em linguagem conceitual, reflexões e proposições do fotógrafo-artista em imagens calcadas em novas visualidades acerca do objeto, onde a técnica é submissa às subjetividades e a superficialidade das coisas dá lugar à profundidade da imagem que apresenta as correlações humanas em uma visão pessoal e única.

 

03/03/20 à 05/04/20

 Abertura: 03/03/20 às 17:00h

 Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado das 10:00h às 20:00h
Domingo, das 10h às 19h

 Centro Cultural Renato Russo, 508 Sul

(61) 98602-0732

 www.cultura.df.gov.br