Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "A Verdade sobre a Nostalgia"
Exposição

Exposição "A Verdade sobre a Nostalgia"

Exposição

  • Nome: Exposição "A Verdade sobre a Nostalgia"
  • Abertura: 06 de julho 2024
  • Visitação: até 09 de setembro 2024

Local

  • Local: FAMA – Fundação Marcos Amaro
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 - Alto, Itu - SP

EXPOSIÇÃO CONVIDA PÚBLICO A RELEMBRAR MEMÓRIAS DE INFÂNCIA. 


Giz de lousa, palito de fósforo e carteira escolar se tornam obras de arte em "A Verdade sobre a Nostalgia", mostra que explora o imaginário do visitante e viaja entre passado e presente.


Museu FAMA – Fundação Marcos Amaro – juntamente com o artista Renato Gosling, inaugura a exposição individual intitulada "A Verdade sobre a Nostalgia". Curada por Jhon Voese, a exposição terá início em 29 de junho e permanece em exibição até 29 de setembro de 2024. 

"A Verdade sobre a Nostalgia" mergulha nas profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a intersecção entre o passado e o presente através das obras de Gosling. Reconhecido por sua habilidade em capturar a essência da experiência humana, Gosling apresenta uma série de trabalhos que evocam sentimentos de nostalgia, mas também questionam a natureza da memória e da identidade Brasileira.

Segundo Voese, Renato procura problematizar a nostalgia, colocando em cheque lembranças de um passado que normalmente idealizamos. As obras partem de uma conexão afetiva, mas rapidamente chacoalham os espectadores ao apontar pontos de crítica. 

"As obras em giz, por exemplo, evocam discussões formais, plásticas, um experimentalismo intuitivo do artista e do visitante, mas também nos levam para dentro de salas de aula que ainda se utilizam deste material, o que reflete certa precariedade em meio à era de novas tecnologias de comunicação. Seja como tecnologia antiga de comunicação, ou como meio lúdico na mão das crianças, o giz de calcário, está intimamente conectado com diversas gerações ainda hoje", explica o curador.

Voese colaborou com Gosling na seleção das obras que compõem a exposição, criando uma narrativa visual coesa que guia os espectadores por uma jornada única e emocionante. O espectador irá se deparar com séries nas quais o artista se apropria de objetos e de imagens, furtando-lhes o significado original e usando de traquinagens como maquiar bois e lhes dar colares de doces, ou criando cenas com fósforos animados que aliviam o ar com certa espirituosidade.

Suspensos na sala ainda encontramos as serigrafias em linho com ícones, ídolos, celebridades homenageadas que permanecem como marcas em nossa memória. A reflexão iconológica a despeito do carinho pela lembrança também pode evocar questões de identificação e subjetividades que formam nossos eus.

Ao longo do espaço nos deparamos com objetos cobertos de giz, carteiras escolares e skates, mas também bolinhas de gude e peões, que emoldurados perdem o significado de meras brincadeiras para ganharem o status de retrato de uma época idealizada para alguns, imaginada para outros, inexistente para muitos. Ainda solto no espaço o jogo de amarelinha feito com as lentes de semáforos obsoletos que agem em uma dupla significância, as cores indicam o momento em que se pode ou não andar, bem como quais os momentos em que devemos ter atenção, algo tipicamente adulto, mas a forma da brincadeira infantil nos deixa tentados a desafiar o sistema e pular metaforicamente de uma "casa" para a outra em um pé só, testando nosso equilíbrio e com o único propósito de chegar até o final e retornar sem "pisar na linha". Um aprendizado também de amadurecimento.

Fechando as séries apresentadas em A verdade sobre a nostalgia, estão os Orbes que com sua explosão de cores mostram uma faceta mais abstrata de Gosling e que também serve de chamado à atenção, mas que diferente do semáforo, estão mais para aspectos de calmaria em meio ao caos imagético contemporâneo.

 A exposição estará aberta ao público no FAMA - Fundação Marcos Amaro, localizada na [endereço da FAMA]. Os visitantes poderão desfrutar das obras de Renato Gosling de terça-feira a domingo, das 10h às 18h na Sala 8.

Para mais informações sobre a exposição e eventos relacionados, visite o site da FAMA - Fundação Marcos Amaro em famamuseu.org.br

 

FICHA TÉCNICA

 

SOBRE O ARTISTA: Renato Gosling, 1976, natural de São Paulo. No seu trabalho se apropria de um trabalho paralelo e sinérgico ao mundo contemporâneo através de micro-narrativas e gatilhos para os espectadores terem suas sensações e exprimentações. No mundo atual onde o 140 caracteres predomina, Renato descarrega toda sua inquietude e ansiedade em objetos e fotos que transmitem o cotidiano popular Brasileiro, recorrendo a infância e memória afetiva.

 

SOBRE O CURADOR: Jhon Voese nasceu em Guarapuava, interior do Paraná e trabalhou por mais de 8 anos no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR. Formado em História com Mestrado em Artes pela Unespar, onde escreveu sobre o Faxinal das Artes (2002). Atualmente cursa o doutorado em História na UFPR. Sua pesquisa atual trata da relação Arte e Ecologia e tem como objeto a mostra Arte Amazonas (1992) anunciada pelo MAM-RJ como contrapartida artística para a Eco-92.

 

SOBRE O ESPAÇO: O Museu FAMA está aberto ao público desde 2018. Ocupa uma área de 25.000 m2 no centro histórico da cidade de Itu, interior de São Paulo (Brasil), onde por muitos anos funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande relevância econômica nacional. O FAMA Museu oferece grandes exposições, editais públicos e atividades de mediação cultural.

 

O acervo com foco na arte brasileira inclui obras de artistas fundamentais, do moderno ao contemporâneo, contemplando diversas linguagens artísticas, escultura, gravura, desenho, instalações, pinturas e fotografia.

Com mais de oito salas expositivas, destacam-se os jardins e galpões, onde a arquitetura do início do século XX envolve o visitante em uma experiência única, em que o patrimônio dialoga com a arte brasileira.

 


ABERTURA: 06 de julho de 2024

ENCERRAMENTO: 29 de setembro de 2024

LOCAL: FAMA – Fundação Marcos Amaro

ENDEREÇO: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 - Alto, Itu - SP, CEP 13300-190.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Qua à Dom e Feriados das 11:00 às 17:00.

INGRESSO: R$ 10 // Com política de meia entrada e gratuito as quartas-feiras.

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044