Agenda

Exposição "100 anos de Amilcar de Castro"

Silvia Cintra + box 4 - Rua das Acácias 104, Gávea - Rio de Janeiro

Exposição "100 anos de Amilcar de Castro"

Este ano estamos comemorando os 100 anos de nascimento de Amilcar de Castro, um dos maiores nomes da arte brasileira. Para celebrar a data, a galeria, que representa o artista há 35 anos, preparou uma mostra com obras de diversos momentos da carreira desse grande escultor e desenhista.

Uma escultura de 1.20m em aço corten, de corte e dobra, divide o salão da galeria com uma série de esculturas de pequenos formatos em madeira e aço, feitas pelo artista ao longo de sua carreira. Algumas são formas que foram reproduzidas em diversos tamanhos e outras, como as de madeira, são peças únicas.

Amilcar não se considerava pintor. Segundo ele pintor era Matisse que via o mundo através das cores, ele era um escultor, e, portanto, via o mundo através das formas. Suas obras sobre tela são chamadas de desenhos, muitas vezes feitos num gesto só. Para a mostra foram selecionadas 4 telas de diferentes períodos, sendo uma delas da famosa série de linhas, feitas pelo artista na década de 90.

Completam a exposição uma série inédita de 6 desenhos sobre Eucatex feitos entre 1988 e 1989. As comemorações do centenário de Amilcar de Castro iriam acontecer concomitante com algumas instituições brasileiras, mas por conta da pandemia, parte das mostras foram adiadas para o próximo ano.

PERÍODO DA EXPOSIÇÃO

30 de setembro de 2020 a
31 de outubro de 2020,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: 12-18h
Fechado aos domingos.