Obras
Relógio de Sol (Cronos II)
Relógio de Sol (Cronos II)
Carol Nogueira Fernandes

Relógio de Sol (Cronos II)

Carol Nogueira Fernandes
R$ 6.200*

"Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas.”      

Carlos Drummond de Andrade em Confidência do Itabirano.

O confinamento me trouxe de volta à minha terra natal, Divinópolis, Minas Gerais. Minas Gerais que às custas de ferro, fogo, grilhões, muito sangue e incontáveis vidas, depois de séculos, ainda é a maior mina do Brasil, responsável por mais de 40% da produção mineral do país. Divinópolis é uma cidade sustentada pela indústria siderúrgica de aço e ferro. É impossível dissociar o peso do ferro do ser mineiro, como diria Drummond. Meu pai, chamado Drumont, acumulou durante muito anos peças de ferro no sítio da família. Peças com alguma utilidade, peças sem nenhuma utilidade, peças inventadas por ele, sucatas e etc. Meu pai acumulou uma pequena montanha de peças de ferro. Este trabalho nasce de um momento muito específico.

De confinamento, de enfrentamento, de dor, de reconstrução, de ressignificação. Este momento de suspensão social é pra mim de introspecção. Momento de lidar com questões profundas. De olhar dentro e em volta. Acolhida.

Estou trabalhando em uma série de esculturas de ferro. Esculturas com as peças de ferro que meu pai acumulou e eu agora, sigo reformulando e reconstruindo o ferro em nós.

Ficha técnica

2020
Técnicas: Escultura
Temas: Contemporâneo
Cores: Monocromático
22cm × 82cm × 31cm

Mais obras desta galeria