Artistas

Renato Stockler

Paulistano nascido em 1978. Jornalista graduado pela PUC-SP, fotógrafo desde 2001, é fundador e sócio da Na Lata Agência de Fotografia. Foi fotógrafo do jornal Folha de São Paulo entre 2004 e 2007, professor da disciplina de Foto jornalismo na Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP em 2013 e 2014. Diretor de documentários sobre empreendedorismo socioambiental.

Ganhador do Prêmio Saltando Muros em 2013, parceria entre o Fondo Iberoamericano de Artese o Memorial da América Latina, com apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB).

Renato é movido não só pela capacidade que a luz tem em tornar o que é aparentemente comum em algo extraordinário, mas principalmente pela possibilidade de criar documentos e narrativas atuais sobre questões ambientais, comportamentais e humanitárias. Em harmonia com projetos comerciais e a partir de práticas e agendas positivas de organizações e iniciativas populares, a fotografia e os projetos audiovisuais se tornaram expressões centrais em construir narrativas através do respeito e da escuta daqueles que vivem diferentes realidades dentro de um mesmo território. Suas fotos conseguem nos colocar lá, através de detalhes e ângulos cuidadosamente explorados pelo fotógrafo.

Esse é o lugar que a fotografia ocupa em seu processo criativo e onde direciona sua atenção e olhar crítico.

Participou da Mostra São Paulo, com exposições individuais nas edições de 2012 - “Em Trânsito", 2013 (“Lugar sem Nome”) e 2015 (“Mar Defeso”). Foi destaque na Mostra Futebol BR em 2014,com o ensaio “Terrão de Cima”, republicado em países como Rússia, Polônia, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Venezuela, França e Noruega. Participou da Mostra Coletiva 1° de Maio, na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, em 2013.

Utiliza as redes sociais como base de análise e desenvolvimento de linguagem fotográfica. Assinou artigos e publicou séries sobre fotografia documental e fotografia mobile para diversas veículos como Estado de SãoPaulo, Metro, Digital Photographer, Vice e Folha de São Paulo.

Obras do artista