Artistas

Rafael Pagatini

Artista plástico, bacharel em artes visuais e mestre em poéticas visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua produção contempla principalmente pesquisas utilizando as linguagens da gravura, fotografia e desenho, articulando relações com as ideias de deslocamento, fixação, apagamentos e memória.

Atualmente é coordenador do curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Recebeu prêmios nacionais, como a Bolsa Funarte de Estímulo à produção em Artes Visuais – Funarte/RJ; Bolsa Iberê Camargo – Ateliê de Gravura, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/ RS Prêmio Energisa Artes Visuais, João Pessoa/ PB; V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em Porto Alegre/ RS, e Prêmio Ibema Gravura, Curitiba/ PR. Participou de exposições individuais e coletivas em diversas regiões do Brasil e no exterior, entre as quais se destacam: Convite à Viagem: Rumos Artes Visuais, Paço das Artes, no Rio de Janeiro/ RJ (2013); Ana Muglia e Rafael Pagatini, curadoria de Agnaldo Farias, no Escritório de Arte Gaby Indio da Costa, no Rio de Janeiro/ RJ (2012); Prêmio EDP nas Artes, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo/ SP; Galeria Virgílio 10 anos Galeria Virgílio, em São Paulo/ SP; Honk Kong Graphic Art Fiesta 2011, em Honk Kong.

Possui obras em coleções públicas e particulares como Fundação Ibere camargo e Pinacoteca do Estado de São Paulo, Itaú Cultural, Coleção João Carlos de Figueiredo Ferras, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS).

Obras do artista