Artistas

Brígida Campbell

Brígida Campbell (Belo Horizonte, 1981) é artista e professora do curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e mestre pela EBA-UFMG.

Em sua poética transita por diversas linguagens artísticas, como a pintura, o desenho, a instalação, o vídeo, as intervenções urbanas e as artes gráficas. Em seus trabalhos artísticos explora as sutilezas poéticas do cotidiano criando imagens e/ou situações que estimulam o imaginário e a criação. Pesquisadora das relações entre arte e esfera pública.

É colaboradora do EXA - Espaço Experimental de Arte, em Belo Horizonte. Fez parte do Poro, dupla com qual realizou trabalhos coletivos no campo da esfera pública entre 2002-2016. Como artista já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Foi curadora dos projeto “Muros - Territórios Compartilhados”, Organizadora da SEMANÁRIA - Semana de Arte Gráficas - evento anual da EBA_UFMG. Autora do livro “Arte para uma cidade sensível”, resultado da “Bolsa de Estímulo a Produção em Artes Visuais da Funarte”, “Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador”, “Exercício para a Liberdade” e “Intervalo Respiro Pequenos Deslocamentos - ações poética do Poro” - premiado no Prêmio Publicações de Arte Contemporânea em em Língua Estrangeira” – da Fundação Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura.

Sua tese de doutorado ganhou Menção Honrosa no Concurso Teses Destaques da USP - 2020 na área de Linguistica, Letras e Artes.

Obras do artista