Agenda

Exposição " EXPOSIÇÃO LUZES DA MEMÓRIA"

IAC - Av. Dr. Arnaldo, 126 – São Paulo

Exposição " EXPOSIÇÃO LUZES DA MEMÓRIA"

INAUGURAÇÃO NOVA SEDE IAC - EXPOSIÇÃO LUZES DA MEMÓRIA

Na confluência das avenidas Dr. Arnaldo e Paulista, em um prédio de quatro andares integralmente reformado, surge a nova sede do IAC. Única instituição no país voltada exclusivamente à preservação de arquivos pessoais de artistas modernos e contemporâneos brasileiros. A nova sede dispõe de 900m2 divididos em: reserva técnica, área de exposição, sala de cursos, sala de atendimento a pesquisadores, e estão previstos uma loja/livraria e um café.

Atualmente o acervo conta com 42 mil documentos higienizados, organizados, catalogados e digitalizados dos artistas: Amilcar de Castro, Hermelindo Fiaminghi, Iole de Freitas, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sergio Camargo, Sérvulo Esmeraldo e Willys de Castro. Até 2021 receberão tratamento e serão disponibilizados os arquivos documentais de Antonio Dias, Carmela Gross, Ivan Serpa, Jorge Wilheim e Rubem Ludolf.

“Luzes da Memória”, exposição inaugural, concebida especialmente para a ocasião, com curadoria do crítico Ricardo Resende e de Marilúcia Bottallo, museóloga e diretora técnica do IAC, a exposição apresenta projetos inéditos de artistas que em 2019/2020 passaram a confiar seus arquivos ao Instituto de Arte Contemporânea – Carmela Gross, Antonio Dias, Ivan Serpa, Jorge Wilheim e Rubem Ludolf –, além de obras de dois artistas integrados anteriormente ao acervo, Iole de Freitas e Sérvulo Esmeraldo.

Nesse dia, será também lançada a publicação - “Encontros Fundamentais – IAC 20 anos”. Como resultado das pesquisas produzidas a partir do acervo do instituto, editado em parceria com a editora UBU, com projeto gráfico de Elaine Ramos. Concebido e organizado pelo curador Jacopo Crivelli Visconti, o livro reúne textos inéditos dos críticos Alberto Salvadori, Aleca Le Blanc, Carla Zaccagnini e Michael Asbury, além de Raquel Arnaud, Marilucia Bottallo e do próprio Crivelli Visconti.

Serviço:
IAC – Instituto de Arte Contemporânea

A exposição ficará em cartaz de 13 de outubro a 20 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 11h às 17h, e poderá ser visitada em grupos de até 5 pessoas em cada horário determinado, seguindo os protocolos exigidos para a abertura de centros culturais.

Horários disponíveis para visitação:

Grupo 1 / 11h00 – 11h45
Grupo 2 / 13h00 – 13h45
Grupo 3 / 14h00 – 14h45
Grupo 4 / 15h00 – 15h45
Grupo 5 / 16h00 – 16h45

Reserve sua visita à exposição adquirindo um ingresso gratuito pela plataforma do Sympla. A exposição também poderá ser vista pelo canal do Instituto de Arte Contemporânea no YouTube.

Funcionamento do Núcleo de Documentação e Pesquisa: de terça a sexta, das 10h às 17h mediante agendamento
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 126 – São Paulo
Metrô: Estação Clínicas – linha verde; Estação Paulista - linha amarela
Telefone: 11 3129-4898
Site: www.iacbrasil.org.br
Exposição: Luzes da Memória
De 14 de março a 14 de junho de 2020
ENTRADA GRATUITA