Agenda

Exposição "Estado Bruto"

MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, RJ

Exposição "Estado Bruto"

Exposição de obras tridimensionais selecionadas dos acervos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Obras de 106 artistas de diferentes épocas, geografias e linguagens ocuparão a totalidade do Salão Monumental e áreas do terceiro andar do museu, em forma de uma acumulação organizada, que pretende mostrar a amplitude e diversidade dos acervos.

A mostra dá continuidade ao processo de familiarização e reflexão com os acervos do MAM iniciado pela Diretoria Artística e Curadoria Adjunta que se incorporaram ao museu no fim de 2020.

Texto curatorial

Estado bruto é uma exposição de esculturas que compõem os acervos do MAM Rio. Produzidas por artistas de diferentes épocas, geografias e linguagens, as obras são apresentadas nos espaços internos e externos do museu, partindo da dimensão do acúmulo e da multitude. Nossa intenção é mostrar a amplitude e diversidade dos acervos de arte do MAM Rio, mas também suscitar reflexões sobre os processos de construção de patrimônio, de conservação e de compartilhamento de acervos.

A exposição conta com 125 obras agrupadas em divisões sutis por núcleos, com o intuito de oferecer uma visão de conjunto e assim comunicar o volume gerado pelos processos de acumulação patrimonial. A partir dessa percepção, propomos refletir sobre os efeitos que esses processos têm na escrita das histórias sobre arte e cultura. A presença de peças raramente exibidas oferece também a possibilidade de pensar sobre os modos de compartilhamento – e às vezes de esquecimento – desse patrimônio.

Nos espaços, as obras se apresentam acompanhadas por números que as identificam como parte dos acervos do MAM Rio, e com informações que nos contam o momento de inclusão nos acervos e o número de aparições públicas durante as últimas duas décadas – dados que fazem parte dos sistemas de conhecimento que dão origem à escrita da história do museu e, por extensão, das muitas histórias da arte. Histórias que são sempre parciais, e que portanto estão em contínuo processo de reescritura.

Apresentada nos espaços do MAM Rio, a multidão de esculturas aponta à tridimensionalidade, à fisicalidade, e às relações que corpos e objetos estabelecem uns com os outros. Em um momento em que os nossos corpos precisam se afastar de outros corpos, Estado bruto propõe um encontro entre presenças diversas, dentro e fora do museu, que esperamos possa nos ajudar a sentir e pensar em outros modos possíveis de acolher, de preservar e de estar juntos. 

Lei de Incentivo à Cultura
Organização: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Parceiro Estratégico: Instituto Cultural Vale
Patrocinador Master: Grupo Petragold, Petrobras, Ternium
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal


Serviço

MAM Rio 
Exposição "Estado Bruto"
Período: 1 mai – 6 jun 2021
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro
Quinta e sexta, das 13h às 18h
Sábado e domingo, das 10h às 18h