O ateliê GB Cerâmica é o laboratório de experimentação criativa da artista e colorista Gabriela Batista. Desde 2017, Gabriela desenvolve uma pesquisa sobre a impermanência e a mutação das formas que convivem na intensa paisagem da floresta.
A artista apresenta aqui peças de sua série mais recente de trabalhos, intitulada Biophilics, em que realiza intervenções numa coleção de folhagens e plantas resultado dos frequentes percursos em mata tropical, além das séries contínuas como a Driftwoods, e Mangue.
Sua prática se localiza entre o pensamento escultórico e a técnica milenar da cerâmica. A partir de interferências bioquímicas no barro de porcelana, desenvolve uma linguagem autoral em que manipula com sutileza as formas naturais para esculpir peças fluidas e orgânicas que desafiam a rigidez da cerâmica tradicional, e a nossa.
"Perceber a natureza como fonte fundamental de conhecimento está diretamente relacionada à capacidade e qualidade de atenção para observar o entorno, e, mais do que isso, a capacidade de nos perceber natureza. Reaproximar esses mundos os tornando visíveis e imageticamente integrados aos ambientes urbanos é um pouco mágico, como uma inspiração, não a criativa não, aquela que por bem denota inalar, respirar consciente e manter-se vivo. Que os trabalhos aqui te provoquem algum tipo de atualização nos sentidos. Boa travessia."