Artistas

Yuri Dojc

 

 

 

Yuri Dojc deixou a Tchecoslováquia em 1968 quando os tanques soviéticos invadiram Praga. Ele se estabeleceu em Toronto, onde embarcou em uma viagem de quatro décadas onde deixou de ser somente um refugiado e passou a ser um fotógrafo internacionalmente aclamado. 

Sua obra está incluída nas coleções da National Gallery do Canada e do Museu Nacional da Eslováquia. A Biblioteca do Congresso em Washington adquiriu várias obras para sua coleção de fotografias. Em 2001, recebeu a Medalha de Honra do Embaixador da Eslováquia nos Estados Unidos por We Endured, uma série de retratos de sobreviventes do Holocausto na Eslováquia. O Docj foi retratado em dezenas de revistas ao redor do mundo, incluindo Communication Arts, Applied Arts e Creativity, e ele tem sido assunto de reportagens nos sites da Apple e da Microsoft. Uma viagem a Ruanda resultou em uma página dupla no jornal francês Libération.

Em 2010, Docj publicou seu sexto livro solo, Honour, que presta homenagem aos veteranos canadense da Segunda Guerra Mundial, e uma retrospectiva de seu trabalho foi exibida no Palácio Mirbach, em Bratislava.

A última exposição de Last Folio foi inaugurada no Museu da Herança Judaica em Nova York em março de 2011. Desde então tem sido exibida em vários outros locais em ambos os lados do Atlântico.

Obras do artista