Veronica Alkmim Franca
Nascida em Diamantina, Minas Gerais, Brasil vive há muito tempo em Estocolmo, Suécia e no Brasil. Formada em Artes Plásticas, Fotografia e Comunicação. A frequente convivência com o Brasil e a Suécia acentuou em Verônica certo desvio dos meios artísticos convencionais.
Verônica é uma das pioneiras no Brasil na introdução da “Arte Vestível” no Brasil trilhando um caminho pelo qual percorre vários cenários.
Lançou a público seu trabalho no inicio dos anos 90 criando um espaço original no campo das artes, trazendo diversas discussões sobre a linha fina que separa o design, a moda e a arte, inspirando gerações emergentes.
Sua obra é composta por fotografias, vestíveis, composições, instalações, intervenções, com foco no universo doméstico, no corpo, na potencia da estética despadronizada. Em seu portfolio, além de mostras de sua arte feitas no Brasil, como Fundação Cultural em Curitiba, Paraná, Fundação Cultural Oswald de Andrade em São Paulo, Palácio das Artes em Belo Horizonte, Casa das Rosas em São Paulo participou também de exposições internacionais realizadas no Barbican Centre de Londres, Museu Nacional do Traje em Portugal, Kulturhuset em Stockholm, Dunkerskulturhus em Helsingborg, na Suécia, Craft Bienal em Cheongju na Coreia do Sul e Anna Akhmatova Museum em São Petersburgo, Rússia.
No contra fluxo do consumo de massa e das redes sociais sua produção atual interroga a cultura dos excessos e sua estética mutante, os limites da propaganda, no mundo da modernidade líquida (Bauman) e o que pode ser considerado Arte.
Foi produtora e curadora do acervo do fotógrafo Chichico Alkmim, seu avô atualmente sob custódia do IMS, Instituto Moreira Salles. Nos últimos anos sua produção vem sendo veiculada na Praxis Gallery,USA; Art Box Project, Suíça; Aesthetica Magazine,UK; Contemporary Art Curator Magazine; Divide Magazine,UK; Boomer Magazin,UK e está sendo estruturada de modo a possibilitar mais escolhas no campo da arte e da cultura
Por: Verônica Alkmim França