Artistas

Maria Montero

Maria Montero, 1974, vive e trabalha em São Paulo.

Cursou Art Psychotherapy na Goldsmiths College, em Londres (1998), e atualmente finaliza sua graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria, na PUC-SP.
Foi fundadora do espaço experimental de residência artística Phosphorus que existiu entre 2011 e 2014 em um casarão histórico no coração da cidade de São Paulo, próximo a Praça da Sé.
Fundou em 2014, no mesmo imóvel, a Sé Galeria, uma artist run gallery formada principalmente por um time de artistas com sólida trajetória, mas que inauguraram sua relação com o mercado através da galeria.
Hoje a galeria (que também a representa) funciona em uma casa na vila modernista de Flávio de Carvalho.
Em seu trabalho como galerista busca realizar o acompanhamento dos artistas que representa, propondo projetos de exposições que deem visibilidade a um pensamento mais crítico, conceitual e experimental. É através da intimidade (com artista e sua obra) que delineia os contornos de sua atuação.
Sua investigação como artista estabelece um diálogo direto com o próprio ofício e seus questionamentos, tanto poéticos, quanto prosaicos: questões básicas de sobrevivência e de atuação no campo arte.
Através de objetos, desenhos, instalações, vídeos e apropriações, Maria Montero propõe um espaço para a metalinguagem, se debruçando sobre a própria arte para fazê-la. O que move sua prática são os artistas, as aflições do mercado, as aulas, as anotações, as observações e as possibilidades de produção de ficções e fricções a partir de uma atividade conceitual.
Montero participa atualmente do projeto Four Flags na galeria Jaqueline Martins, em São Paulo. Em 2019 realizou sua primeira individual em Nova York na Galeria Simon Preston através do projeto de intercâmbio Condo NY. Em 2017 realizou sua primeira individual em sua própria galeria "Sobrevivência dos Vagalumes": nessa mostra, as diversas facetas de seu ofício foram exploradas: o entorno, a precificação de obras, a história da arte e suas lacunas.
Em 2018 participou da exposição "Mulheres na Coleção do Mar".

Obras do artista