Artistas

Gabriel Samuel Alves

Gabriel Samuel Alves nascido no município de Nova Iguaçu – RJ, na Baixada Fluminense, atualmente reside no Morro da Providência, Gamboa – RJ. Transitou pela faculdade Unigranrio no curso de Design de moda, se especializou em produção de moda no Senai CETIQT e pela Escola de Belas Artes (UFMG) estudou pintura. Atualmente segue sua formação cursando Produção em Artes Visuais, no Centro de Formação Artístico e Tecnológico (CEFART) da Fundação Clóvis Salgado. 

No intuito de explorar as diversas facetas das artes, o artista ressignifica as relações de moda, arte e performances. Suas obras direciona-se as corpas e corpos negros, com o intuito de desmistificar a imagem e os atributos que o corpo negro era retratado pelo colonizador nas produções artísticas, buscando reivindicar a arte como instrumento de resistência e denúncia da histórica exploração e dominação colonial. Na tentativa de designar um diálogo com a sua narrativa, no que se refere às questões políticas, culturais, sociais e religiosas, busca um efetivo cruzamento de reflexão, discursos críticos e práticas, contando sua história e de seus ancestrais através de sua experiência e olhar, contribuindo para o aprofundamento das questões raciais no Brasil. 

Participou das exposições: Coletiva na Belas Artes UFMG (2018), Mini Festival UBUNTU (2018), IV Mostra de Arte Casa Povera (2018), Chama Desetiqueta - Mostra de artes visuais CEFART (2019) e Montagem Povera (2020).

 

Obras do artista