Artistas

Ayrson Heráclito

AYRSON HERÁCLITO nasceu em Macaúbas, Bahia, em 1968. Vive e trabalha entre Cachoeira e Salvador (BA).  Artista, professor e curador, é um dos principais nomes da arte da diáspora africana. A sua pesquisa está centrada nos elementos da cultura afro-brasileira, tais como os alimentos sagrados, práticas ritualísticas e mitologia dos orixás. Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e vídeo.

Dentre as suas exposições individuais mais recentes, destaque para “Senhor dos Caminhos” (2018), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, com curadoria de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca. Também participou de exposições coletivas relevantes nos últimos anos, dentre as quais destacamos: “Ekstase”, no Kunstmuseum, Stuttgart, Alemanha (2018); 57ª Bienal de Veneza (2017); “Afro-Brazilian Contemporary Art, Europalia.Brasil”, Bruxelas, Bélgica (2012); Trienal de Luanda, Angola (2010); e “MIP 2”, Manifestação Internacional de Performance, Belo Horizonte, MG, Brasil (2009).

Foi um dos curadores da premiada exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, que esteve em cartaz no MASP e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, em 2018. 

Suas obras fazem parte de importantes coleções no Brasil e no mundo, como: Museum der Weltkulturen, Frankfurt, Alemanha; Raw Material Company, Dakar, Senegal; Coleção Itaú Cultural, São Paulo, SP, Brasil; Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA, Brasil;  Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Associação Cultural Videobrasil, São Paulo, SP, Brasil.

Obras do artista