Artistas

Artur Lescher

Artur Lescher
São Paulo, 1962 | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.  

A obra de Artur Lescher marca presença na arte contemporânea brasileira com instalações, esculturas e objetos que ocupam espaços com força e fluidez. Seus trabalhos integram as coleções do The Museum of Fine Arts, Houston, e Philadelphia Museum of Art (ambos nos EUA), MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Argentina), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outras.

O artista participou das edições de 1987 e 2002 da Bienal de São Paulo e da edição de 2005 da Bienal do Mercosul em Porto Alegre, Brasil, onde também atuou como curador. Expôs em diversas mostras na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, além de duas mostras individuais, a primeira no Instituto Tomie Ohtake (2006), em São Paulo, e a segunda no Palais d’Iéna (2017), em Paris. Recentemente expôs na Estação Pinacoteca, em São Paulo (2019), além de apresentar individuais em diversas galerias nacionais e internacionais (contando com países como México, Uruguay, França, Espanha e Estados Unidos).

Na 19ª Bienal de São Paulo, Lescher apresentou a obra Aerólitos, trabalho de dimensão arquitetônica composta de dois balões de onze metros de comprimento. Posteriormente o artista irá aprofundar esta pesquisa em trabalhos como Indoor Landscape (2005), Cachoeira (2006), a série de Metaméricos e Rio Máquina (2009). Este último é um trabalho que denota claramente a relação de tensão proposta pelo artista em muitos de seus trabalhos: a natureza contida, trabalhada, limpa, transformada em objeto de uso, ainda que, neste caso, estético.

Os procedimentos de suspensão, submissão e oposição de materiais estão presentes na maioria dos trabalhos do artista. Para isso, utiliza-se principalmente da madeira e do metal, criando instalações de grandes dimensões, de caráter geométrico, nas quais a relação com o espaço é um fator determinante. Já suas esculturas sustentam-se solitárias, trazendo à tona todo o poder formal e material das escolhas do artista, onde utilizando materiais diversos, como metal, pedra ou madeira, cria obras que evocam o design e lembram objetos conhecidos, mas destituídos de sua função.

Artur Lescher é representado, em São Paulo, pela Galeria Nara Roesler

Obras do artista