Exposição "ELO" de Alexandre Freire

Exposição

  • Nome:

    Exposição "ELO" de Alexandre Freire

  • Abertura: 03 de junho 2022
  • Visitação: até 29 de junho 2022

Local

  • Local: Museu da Escola Catarinense
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196. Centro – Florianópolis, SC

Exposição ELO, do artista Alexandre Freire, abre dia 2 de junho no MESC.


Após nove anos da última mostra individual, o artista Alexandre Freire retoma o processo de mostrar o resultado particular de sua recente pesquisa e criação com a exposição ELO, que abre no próximo dia 2 de junho, no Museu da Escola Catarinense. A mostra, composta por 14 obras confeccionadas em acrílica sobre tela, procura explorar a profundidade das interações de afeto entre as pessoas em tempos de relações líquidas.


Através da síntese visual fundamentada na simplificação da figura de um barco e sua sombra refletida na água, o artista propõe ensaios que buscam externar sobre as particularidades imagéticas das relações, conduzidas por títulos como “amor”, “paixão”, “intimidade”, “solitude”. Vértices que se tocam apenas em um limite matemático e sombras que se sobrepõe, nesta exposição são analogias visuais atreladas aos aspectos comuns dos afetos humanos, como idiossincrasias, escolhas, preferências e princípios que temos ou atuamos.


A opção estética por formas puristas, composições geométricas e por vezes abstratas, reflete uma nova fase produtiva de Alexandre Freire, como o próprio artista explica: “Venho mudando o rumo da minha pesquisa artística, faz alguns anos, procurando reencontrar referências e interesses que foram ficando apagadas ao longo do tempo, mas que, de certa forma, sempre estiveram lá. Para quem conhecia o meu trabalho antigo, a mudança pode parecer brusca e até causar um certo estranhamento, mas ela é o resultado de muita reflexão e aprendizado. Em 2015, após uma cirurgia seguida de um tratamento de câncer, essa mudança foi se estruturando. Ao longo dos últimos quatro anos, dois deles em meio a uma pandemia de Covid-19, produzi um conjunto de trabalhos que tiverem a contribuição e o acompanhamento da curadora Francine Goudel. A série ELO é resultante desse processo de pesquisa atual e fico muito feliz em poder mostrar isso ao público”.


SERVIÇO:
Exposição: ELO, de Alexandre Freire, com curadoria de Francine Goudel
Abertura: dia 02 de junho às 19h
Visitação: de 03 à 29 de junho
Local: Museu da Escola Catarinense
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196. Centro – Florianópolis, SC
Mais informações: www.udesc.br/museudaescola

Newsletter

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044 SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52
Fale conosco via WhatsApp