Agenda

Exposição "Ecologia Fotográfica" de ANDRÉ FELICIANO

ZIPPER GALERIA R. Estados Unidos, 1494 Jardim America 01427-001 São Paulo - Brasil

Exposição "Ecologia Fotográfica" de ANDRÉ FELICIANO

Após longo período residindo em Nova York, André Feliciano volta ao circuito brasileiro de arte com a exposição individual “Ecologia Fotográfica”, na Zipper Galeria. A mostra reúne nova produção fotográfica e escultória, cuja narrativa conduz o espectador para as possíveis combinações entre natureza e arte, em uma roupagem lúdica e contemplativa.

 

“Ecologia Fotográfica” reforça o que há de mais característico na produção de André Feliciano. A literalidade da abordagem do artista traz vida aos novos trabalhos de André Feliciano, como na sequência de dez fotografias apresentadas na exposição: os negativos produzidos pelo artista no Prospect Park, em NY, foram revelados à luz de vaga-lumes, não de projetores artificiais.

 

Como pontua Gisela Gueiros, que assina o texto crítico da mostra, “se, por um lado, máquinas e processos da fotografia ficam antiquados e os cliques se banalizam, os vaga-lumes nos relembram da naturalidade da fotografia. Ela está viva. E, como tudo que é vivo, morre – para renascer diferente”.

 

Assim, em “Ecologia Fotográfica”, as dinâmicas naturais se misturam aos processos técnicos de produção das imagens e das formas. É o que também acontece no conjunto de esculturas na mostra: das árvores moldadas em bronze e banhadas em nitrato de prata brotam antigas câmeras fotográficas analógicas, que assumem, assim, a simbologia dos frutos.

 

“Ecologia Fotográfica” fica em cartaz de 15 de agosto a 12 de setembro de 2020. A Zipper não realizará evento de abertura e toda visitação ocorre de acordo com o protocolo de reabertura de comércio de rua emitido pela Prefeitura de São Paulo, que prevê medidas como: abertura limitada das 11h às 15h; uso obrigatório de máscara pelos visitantes e colaboradores da Zipper; disponibilização de álcool em gel para visitantes e colaboradores; visitação limitada a 20% da capacidade instalada; manutenção de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre visitantes e colaboradores e higienização constante das instalações.

 

Sobre o artista

André Feliciano trabalha como artista, professor e jardineiro-de-arte. Nesta exposição mostra seu trabalho como artista. Possui mestrado em Poéticas Visuais pela USP, publicou diversos livros sobre o Florescimento da Arte, expôs internacionalmente, como no Annenberg Space for Photography, em Los Angeles, e prepara uma exposição para o Broehan Museum, em Berlim.

 

Texto crítico: Gisela Gueiros

Gisela Gueiros nasceu em São Paulo e mora em Nova York desde 2007, onde fez mestrado em História da Arte Contemporânea no Sotheby’s Institute of Art. Em NY, Gisela oferecia (antes da quarentena) visitas guiadas a galerias e museus. Por lá, também organiza exposições independentes de artistas emergentes. Além de historiadora da arte, art advisor e educadora, Gisela é mãe de gêmeos, ceramista e correspondente das revistas Vogue e GQ.

ANDRÉ FELICIANO
Ecologia Fotográfica
Texto crítico: Gisela Gueiros
Em cartaz de 15 de agosto a 12 de setembro de 2020