SÃO PAULO

/

2012

Naïve #62

?
Sob Consulta
Compartilhar

Ficha Técnica

Ano: 2012

Técnicas:

Fotografia

Temas:

Contemporâneo

Cores:

Colorido

Medidas (A/L/P):

110 cm 110 cm 5 cm

Descrição

A série de 2012 começou com a descoberta da cor branca que Gabriel Wickbold nunca havia usado anteriormente. As imagens fortes, por vezes brutais, retratam o ciclo da vida e colocam em xeque o corpo humano e sua condição efêmera no mundo, com o homem colocado novamente no centro da cadeia alimentar. "Em vez de ser só a ponta da cadeia, na posição de quem apenas tira de maneira desmedida da terra, eu quis colocar o homem quase como um adubo para a vida, um adubo para começar uma reinterpretação", diz Wickbold. "Essas reflexões trazem sentido para questões do meu universo. Acredito que temos que construir imagens esteticamente fortes, mas que possuam um sentido emocional e que nos provoquem”. Para chegar ao resultado final, o artista usa um sofisticado processo de criação. Primeiro, o rosto do modelo passa por um processo de pintura e craquelamento com uma camada espessa de tinta, resultante de pequenos movimentos da face. Logo após essa etapa, é necessário lixar algumas vezes os excessos e acrescentar elementos encontrados na natureza. Pássaros preservados pela técnica da taxidermia, folhas, plantas e outros objetos são justapostos à pele branca, fossilizada dos modelos. Quando começou a série, Wickbold usava os corpos de modelos, e depois se fixou apenas em seus rostos porque acredita que a conscientização entre o homem e a natureza está muito ligada à ganância do homem. E cada uma dessas cabeças foi encontrando seu próprio equilíbrio, o que também leva à uma interpretação de que cada uma daquelas imagens estava buscando um equilíbrio na relação entre o homem e a natureza. "A série mostrou diversas cabeças e diversos elementos porque a natureza é complexa e eu queria explorar diversos níveis de cor e a paleta de cor da natureza. Então usamos desde as flores e as folhas mais simples até elementos mais rebuscados que exigem um pouco mais de técnica sem esquecer que todos os processos estavam envolvidos diretamente com a fotografia", conta Wickbold. Usando esse modelo como suporte e mais uma vez reforçando a ideia de o homem ser uma instalação, o artista colocou a mão diretamente do processo. "Acabei cada vez mais largando a câmera e indo até o modelo fazer a pintura com as próprias mãos, usando mais a fotografia como uma forma de capturar aquelas imagens e congelar aquele momento para transformar em um quadro".

Para mais

Inspiração

Naïve #62 Naïve #62
Veja também

Mais Obras de Gabriel Wickbold

Naïve #32

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Off Series #16

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Off Series #15

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Off Series #8

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

I am Light #60

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

I am Light #57

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

I am Light #55

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Off Series #2

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Off Series #1

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Sans Tache #23

Gabriel Wickbold

Sob Consulta

Veja também

Mais Obras da Galeria Gabriel Wickbold

Orson Welles

Greg Gorman

Sob Consulta

Stephen Spielberg

Greg Gorman

Sob Consulta

Grace Jones

Greg Gorman

Sob Consulta

Tom Cruise

Greg Gorman

Sob Consulta

Michael Jackson

Greg Gorman

Sob Consulta

Al Pacino

Greg Gorman

Sob Consulta

Andy Warhol

Greg Gorman

Sob Consulta

Marina Abramovich

Greg Gorman

Sob Consulta

Sophia Loren

Greg Gorman

Sob Consulta

Alfred Hitchcock

Greg Gorman

Sob Consulta

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044