Artistas

Uiara Bartira

UIARA BARTIRA - mora e trabalha na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil.

“Meu processo passa pela sensação, racionalização e simbolização para chegar ao significado sensível.
Todas as pessoas, experiências e coisas com que vivo fazem parte deste processo criativo, que me leva à construção e reenquadramento da imagem. ”

Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap; com extensão em Gravura pela ArtStudents League of NewYork, além de Litografia pela Escola de Comunicação e Artes USP; Pós-graduação em Fotografia e Processos de Criação de Imagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Também atua nas áreas de formação e curadoria de arte.
Investigações em diferentes linguagens da arte traduzem os conceitos de uma longa trajetória iniciada na década de 1980 com intensas pesquisas sobre Cor, uma herança do aprendizado da música e do piano na infância e a forte influência de uma família ligada ao gráfico, cinema, pintura e tecnologia. Na gravura, uma mistura de Pollock, Rauschenberg e Schnabel, em um processo jazzístico; no desenho, entre Paul Klee e Matisse através do estudo da cor; na pintura, Joseph Albers, artistas do Expressionismo Abstrato e no Brasil, Oiticica e seu Corpo de Cor. A relação com a virtualidade na obra está ligada à longa pesquisa científica realizada e concretizada em um software em exposição, apresentado no Museu Oscar Niemeyer/ Curitiba no ano de 2018: ARTE_DECODIFICAÇÂO COSMOLÓGICA.
Participou de importantes Salas e Bienais de Gravura Internacionais; Possui obras em acervos de 32 instituições museológicas no Brasil e no exterior.

Obras do artista