Artistas

Alberto Casari

Nasceu em Lima, Peru em 1955. Entre 1978 - 1982, ele viaja pelo Brasil, Guiana Francesa, México, América Central e Europa. Viveu e trabalhou em Florença, Itália de 1983 a 1996, retornando ao Peru neste mesmo ano. Enquanto isso, na Itália, em 1994, ele cria o projeto PPPP. Em 1998, trabalha com design de tapetes e projetos têxteis. Em 2001 funda PPPPdesign, em colaboração com a designer Eva Pest. Atualmente mora em Lima, Peru.

 

SOBRE O ARTISTA

 

Em 1994, o artista Alberto Casari, então residente em Florença, Itália, deixa o status do artista individual e adota uma nova identidade: a de um dirigente de uma empresa corporativa dedicada à arte chamada PPPP (Produtos Peruanos Para Pensar). Surgem também dois alter-egos companheiros desta nova experiência: Alfredo Covarrubias que será o seu alter-ego para tudo relacionado a textos e poesias, tanto visuais como escritas - e o crítico de arte holandês Patrick Van Hoste. Dalí em diante, todas as obras criadas entre o pintor e o escritor serão assinadas PPPP, deixando para o crítizco o trabalho de documentar historicamente a evolução do pensamento PPPP através de uma série de entrevistas (1994, 2001 e 2004, até hoje) .

Alfredo Covarrubias, poeta maldito e marginal, vive em Rotterdam desde o final da década de oitenta, é como um vírus, um meteorito inalcançável que não se detém em uma área da específica. Além de ser poeta e escritor, é uma eminência parda, a mente do PPPP.

Sob o anonimato de um logotipo, o duo Casari-Covarrubias intervém no mundo da arte elaborando pinturas, ações, textos, etc. e fazendo com que a personalidade de um predomine sobre a do outro. Continuando com a idéia de produzir arte, seja com meios convencionais ou não, dois pintores alter-ego adicionais fazem sua estréia no final dos anos noventa: Arturo Kobayashi e El Místico (EM).

Depois de 2001, Casari comeca uma performance indefinida através de uma mudanca radical de seu modus vivendi: delega a Covarrubias todo processo artístico relacionado com o PPPP e se apresenta ao mundo real do trabalho, convertendo-se para esse efeito, em empresário. Cria entao o PPPP Design junto com a arquiteta e designer Eva Pest para, em seguida, desaparecer.

Obras do artista