Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Ensaio sobre o ingovernável" de Kilian Glasner
Exposição

Exposição "Ensaio sobre o ingovernável" de Kilian Glasner

Exposição

  • Nome: Exposição "Ensaio sobre o ingovernável" de Kilian Glasner
  • Abertura: 09 de março 2024
  • Visitação: até 27 de abril 2024
  • Galeria: Galeria Lume

Local

  • Local: Galeria Lume
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP

Galeria Lume apresenta a exposição individual "Ensaio sobre o ingovernável" de Kilian Glasner

Em sua nova mostra, Glasner traz desenhos que evidenciam a crise climática, tema que tem cada vez mais sido uma pauta mundial.

Partindo de uma extensa pesquisa e imersão na natureza, Kilian Glasner inaugura sua individual "Ensaio sobre o ingovernável" na Galeria Lume em 09 de Março. Com curadoria de Paulo Kassab Jr., a mostra revela o próximo passo na produção de Glasner, com obras recém produzidas inspiradas em suas experiências recentes nas proximidades da cidade de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte.


Em sua quarta exposição individual na Galeria Lume, Glasner mergulha na vastidão da natureza selvagem, abordando elementos como mares turbulentos, tempestades em formação e representações meteorológicas retratando a aspereza das dunas e a fúria dos mares ao longo do extenso litoral potiguar, oferecendo uma profunda reflexão sobre a essência imponente e indomável da natureza.


O artista preenche as paredes da galeria com desenhos produzidos em pigmento puro e pastel seco sobre papel, materiais já explorados em suas produções anteriores, e utiliza como base imagens fotográficas de paisagens ou capturas de satélites climáticos. Com uma técnica ímpar, Glasner coloca em foco a natureza indomável resultante da ação humana.


Seguindo o estilo de suas exposições anteriores na Galeria Lume, como 'Natureza Incontornável' e 'Encontros Austrais', onde registrou paisagens da Chapada Diamantina, da Patagônia e do Pantanal, em "Ensaio sobre o ingovernável", Kilian Glasner volta seu olhar para o mar e os ventos, capturando sua intensidade e potência. Através de suas obras, ele nos convida a refletir sobre as palavras e ações da natureza ao nosso redor, advertindo-nos sobre o caminho que estamos trilhando em meio à crise climática mundial, como sugere o próprio título da exposição: estamos ensaiando o ingovernável.




Sobre o artista Kilian Glasner

Recife, 1977. Vive e trabalha em Recife, Brasil.


Começou os estudos nos anos oitenta, e ganhou seu primeiro prêmio aos 21 anos no Salão de Artes Visuais de Pernambuco. Com 22 anos se mudou para Paris onde se graduou na ecole des Beaux Arts. Durante esse período foi aluno do artista Giuseppe Penone e realizou exposições em Paris, Londres, Itália, Bélgica e Holanda. Voltando ao Brasil em 2007 entrou para a Galeria Laura Marsiaj-RJ, Moura Marsiaj-SP e Mariana Moura. Ganhou o prêmio Rumos Visuais do Instituto Itaú Cultural com a instalação “Rua do Futuro”. Em 2010, foi convidado pela Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa para realizar uma enorme instalação chamada “O Brilhante futuro da cana-de-açúcar“.


Expôs na Galeria Marco Antonio Vilaça ao ser contemplado com o prêmio Santander. Realizou exposições individuais nas capitais Brasileiras com patrocínio institucional do Instituto Caixa Cultural, Itaú Cultural, Santander Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil. Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, salvador, Rio Branco, Pernambuco, Curitiba , João Pessoa e Recife.


Em 2012 voltou para Europa e se instalou na cidade de Berlim onde morou por dois anos. Durante esse período realizou exposições em Bruxelas na Galeria Reinhart, nas embaixadas brasileiras de Londres e Atenas.


Sobre a Galeria Lume

A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.


A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância.


A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar também feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão. Recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa.


SERVIÇO
"Ensaio sobre o ingovernável" de Kilian Glasner
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Local: Galeria Lume
Abertura: 09 de março, sábado, das 11h às 17h
Período expositivo: 09 de março de 2024 a 27 de abril de 2024
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Informações para o público: tel.: (55) 11 4883-0351


e-mail: contato@galerialume.com
www.instagram.com/galerialume/
www.facebook.com/GaleriaLume
www.galerialume.com/

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044