Artistas

Nene Surreal

NeneSurreal se define como Artista plástica, mulher negra, periférica, mãe, avó, artesã, e educadora social. Mas sua força vai muito além, artista multidisciplinar é também escultora e criadora de grife plus size, Grafiteira na resistência cotidiana.

Começou sua trajetória artística em vivências diárias, obrigatórias, que anos mais tarde lhe traria grandioso respeito e aprendizado na área, sendo aprendiz de artesã com sua avó que contava histórias durante o desenvolvimento de atividades como crochê, bilro, macramê, bijuterias etc. Hoje estas atividades refletem em seu trabalho que retrata mulheres negras fortes, repleto de simbolismos, por vezes ocultos por linhas criadas antes  da pintura, com tiras que protegem a obra do spray, e revelam no final ícones da resistência negra, como garfos e coroas, sua pintura flui livre com cores fortes e expressões intrigantes.   

Autodidata atua desde 1996, através de sua arte responde às diversas expressões das questões sociais, desigualdade de classes, raça, gênero e sobretudo as injustiças contra mulheres negras periféricas.Na intenção de refinar técnicas e estilo próprio enquanto grafiteira, Nene buscou na vida acadêmica respostas para algumas de suas questões, saiu da área da saúde para se dedicar integralmente a sua arte. Tem diversas parcerias e participações em exposições as quais se destacam: Centro Cultural Banco do Brasil, Casa do hip Hop, Ação Educativa, Casa das Caldeiras entre outros.

Obras do artista