Galerias Representantes
Kishio Suga
Kishio Suga é um dos artistas mais celebrados do Japão, cuja produção diversificada e influente vai de instalações site-specific à assemblage e à performance.
Sua carreira se iniciou em 1968, quando ele começou a criar instalações efêmeras a partir de materiais como madeira, metal, arame e concreto. Ele teve um reconhecimento rápido por trabalhos como Parallel Strata [Estratos Paralelos] (1969), um invólucro retangular construído com placas de parafina. Ao introduzir no espaço da galeria uma estrutura incôngrua, embora bem definida, de material bruto, ele buscava revelar a realidade das mono (coisas/materiais) e a jōkyō (situação) que as mantém unidas. Com essas instalações e com escritos influentes como The Start of Disappearance: As Things Deny Things [O começo do desaparecimento: Enquanto as coisas negam as coisas] e Existence Beyond Condition [A existência além da condição] (1970), Suga foi identificado como um teórico importante dentro de um grupo disperso de artistas com pensamento semelhante, que mais tarde veio a ser conhecido como Mono-ha (Escola das Coisas). Embora curto, esse movimento foi um importante ponto de virada na história da arte japonesa do pós-guerra, espelhando o desenvolvimento concomitante da Land Art, da Arte Povera e do movimento Supports/Surfaces nos Estados Unidos e na Europa, mas fundamentado em um contexto intelectual e cultural especificamente japonês.