Artistas

Isis Braga

Curso de Pintura na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro. 1954-1959; Curso de Pós Graduação em Azulejaria com Vanda de Ranieri, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1962-1963; Cursos de Fotografia, História da Arte, Comunicação Áudio Visual e Gravura, na  École Cantonale d´Art de Lausanne / ECAL, Suiça. 1974-1976; Mestrado em Antropologia da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais- PPGAV/EBA/CLA/UFRJ; Doutorado em Artes Visuais no  PPGAV/EBA/CLA/UFRJ com a tese As Faces Culturais no Brasil, (1976-1986): Aloisio Magalhães; Doutorado em Ciências/ PEC (Programa em Engenharia Civil) /COPPE, UFRJ. Tese intitulada: Realidade Aumentada em Museus: as Batalhas do Museu Nacional de Belas Artes. Docente no Curso de Comunicação Visual da EBA/CLA/UFRJ, de 1985 a 2008, tendo ingressado por Concurso Público de Provas e Títulos. Prêmio de Viagem ao Estrangeiro – no Salão Nacional de Belas Artes/SNBA  (1973 que me permitiu estudar durante dois anos 1974-1976, na Suíça, ECAL); Prêmio Aquisição Salão de Artes do Ceará; Menção especial Salão Carioca e prêmio Participação; Prêmio Gravura, Salão de Artes Gráficas de  Curitiba; Prêmio Aquisição no Salão de Artes Plásticas do Ceará; Prêmio Gustavo Capanema – 2º Salão de Artes Plásticas do MEC; Prêmio em fotografia no Salão de Artes Plásticas de Curitiba. Várias exposições coletivas e individuais, destacando-se a exposição individual Os Caminhos do Homem, no Solar Grand Jean de Montigny, da PUC; Fundação de Artes de Niterói, sob curadoria de Desirée Monjardim, Releituras durante o mês comemorativo da Espanha; Exposição individual de Fotografia no Museu do Ingá, curadoria de Ricardo Queiróz; Galeria Vera Mindlin da Oficina de Gravura do Ingá, gravuras. Curadoria Anna Letycia; Exposição individual de Infogravuras no Museu do Ingá, curadoria Ricardo Queiróz.                                                                                                Exposição Individual de Fotografia no IBEU – Instituto Brasil Estados Unidos. Várias Coletivas de Gravura para festejar os aniversários da Oficina de Gravura, sendo a última pelos quarenta anos da Oficina.                            Exposições coletivas com a Galeria Zagut, a partir de 2019. Curadoria de exposições realizadas na FAN (Fundação de Arte de Niterói), com trabalhos de meus alunos e no Museu Nacional de Belas Artes, exposições realizadas como Diretora Adjunta de Intercâmbio Cultural da EBA/UFRJ, intituladas a EBA Convida, sempre convidando artistas brasileiros e elegendo de cada vez um país diferente. No Galpão das Artes do MAM (gravadores suíços) e artistas brasileiros; na Galeria do Consulado da Argentina (artistas argentinos e brasileiros) entre outras.

Depois da volta da Europa originada com o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, frequenta a Oficina de Gravura do Ingá, sob a orientação de Anna Letycia Quadros, onde permanece até hoje, agora sob a orientação de Ricardo Queiróz. Na Oficina de Gravura do Ingá ministrou cursos de Buril e sobre Cor e Forma.  Docente na Universidade Cândido Mendes no curso de Graduação em Gestão Cultural. Docente na Universidade Cândido Mendes, na Pós Graduação em Arte e Cultura. Docente na Universidade Cândido Mendes, Pós Graduação em Fotografia. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte/ ABCA, na qual sou, atualmente, a Segunda Vice-Presidente.  

Em meu trabalho busco o figurativo e o abstrato em duas linhas de pesquisa distintas, aplicando-as nos desenhos, que me valeram o Prêmio de Viagem e na gravura, que é a minha paixão. Atualmente estou me dedicando também à pintura em acrílica. A Fotografia é outro campo de suporte para o desenvolvimento dos desenhos e gravuras. No figurativo amo as figuras do mar, peixes e camarões em detalhes, além dos pássaros, que compuseram uma série que dura até hoje.  Paralelamente a isso eu trabalho os mapas vistos do avião, que chamo A Visão do Pássaro.  A partir de uma foto feita da janela eu faço e refaço os desenhos que depois transformo em gravuras e as retrabalho com aquarelas ou lápis de cor.

Obras do artista