Artistas

Cristina Canepa

​Nasceu, vive e trabalha em São Paulo, formou-se em Publicidade e Propaganda na FAAP. ​

A partir de 2007 desenvolve intensa produção visual – desenhos, gravuras, montagens fotográficas, pinturas – que se sucedem em séries grandes em número e tamanho, expondo muitas delas em galerias e instituições em mostras individuais e coletivas. ​

As linhas, sobretudo na pintura de Cristina, parecem ser elementos gráficos autônomos, geradoras mais de clima do que de forma, imiscuídas às manchas em contrastes de carvão e cor. ​

​A natureza está presente na sua vida desde muito pequena. Mas foi a partir de viagens que fez à Amazônia, região há 20 anos visitada várias vezes, que o seu olhar atendo de pintora foi se impregnando.-“Tive uma experiência visual e luminosa que orientou o meu trabalho. Vi pontos de luz e cores impregnando a mata, as plantas e a água do rio transformando-os em fragmentos da sua forma original. Essa experiência transformou o meu olhar e é fonte inspiradora de vários estudos e séries de trabalhos.”

Essa integração com a natureza surge primeiro como paisagem (2011) da qual mais se aproxima e na qual mais se penetra – até encostar-se ao tronco da árvore (2017) – e mais se aprofunda – até revolver as camadas de folhas caídas (2019) – e se integra a natureza fazendo parte do todo (2020), sempre dentro de um mesmo ecossistema.

Frequenta ateliês  de renomados mestres que vêm contribuindo para seu continuado aprimoramento artístico – Evandro Carlos Jardim, Carlos Fajardo, Sérgio Fingermann, Paulo Pasta entre outros. Atualmente faz parte do Grupo Pigmento e da Casa Tato 2.

 “O ato de pintar se torna o próprio conteúdo da pintura”

Obras do artista