Ana Morche
ANA MORCHE, Artista Visual, Professora e Arte-Educadora, iniciou sua trajetória nos anos 80 com experimentações em pintura, desenho, escultura e cerâmica (stone-ware). Frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV, o Museu de Arte Moderna MAM-RJ, Museu Nacional de Belas Artes MNBA e diversos ateliês particulares. Gonçalo Ivo, José Maria Dias da Cruz, Beatriz Milhazes e Fayga Ostrower foram importantes referências em seu desenvolvimento artístico.
A partir de 1987, o papel e a aquarela tornaram-se seu principal suporte e material de expressão para pesquisas em sobreposições e transparências associadas a um profundo estudo de cores, texturas e formas gráficas.
Em busca de um estilo pessoal, sua poética gira em torno de elementos da ancestralidade e signos étnicos associados, sempre, à presença da natureza, sua fonte permanente de inspiração. Suas pinturas seguem um fluxo amorosamente natural, sem pressa e, na maioria das vezes, compõem séries temáticas, criando assim um silencioso diálogo entre o olhar do espectador e a obra, em toda a sua brasilidade de formas e cores fortes.
A artista fez parte de inúmeras Mostras Coletivas e Individuais em várias cidades do país como, por exemplo, Caxias do Sul, São Paulo, Três Rios, Teresópolis, Niterói e Rio de Janeiro entre outras; além de fazer jus a premiações em diversos Salões Nacionais.
Por: Zagut