

Temporada de Projetos 2025 no Paço das Artes
Exposição
- Nome: Temporada de Projetos 2025 no Paço das Artes
- Abertura: 31 de maio 2025
- Visitação: até 14 de setembro 2025
Local
- Local: Paço das Artes
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1345 - Higienópolis
Paço das Artes inaugura a Temporada de Projetos 2025
Programa, que abre espaço para jovens artistas brasileiros, está em sua 29ª edição e apresenta três projetos artísticos e um de curadoria. Entrada é gratuita.
O Paço das Artes inaugurou, em 31 de maio, a 29ª edição da Temporada de Projetos – iniciativa de mais de duas décadas reconhecida por abrir espaço no circuito cultural para jovens artistas brasileiros. Neste ano, o público poderá conferir três projetos artísticos e um de curadoria. O processo de seleção contou com a participação do júri formado por Larissa Macedo, Tiago Santana e Divino Sobral. A entrada é para a exposição é gratuita.
CONFIRA OS TRABALHOS DA 29ª TEMPORADA DE PROJETOS
Projetos Artísticos
Artista: Thix | Projeto: Retificação | Acompanhamento crítico: brunøvaes
A exposição "Retificação" propõe uma reflexão sobre identidade, autodeterminação, visibilidade e apagamento histórico de pessoas trans e não-binárias, utilizando o retrato como instrumento central. Inspirado na estética e na técnica dos retratos “clássicos” a óleo, o trabalho resgata a solenidade, importância e permanência que esses retratos representavam no passado, para subvertê-los, aplicados a corpos dissidentes historicamente marginalizados e silenciados. Serão apresentados retratos a óleo sobre linho, pintados nas técnicas clássicas do realismo, em pequenos formatos, que evocam as proporções de fotos de documentos oficiais, como carteiras de identidade ou passaportes.
Artista: Renan Soares | Projeto: Grande noite | Acompanhamento crítico: Igor Simões
A exposição “Grande noite” aborda os processos de apagamento e a construção do "corpo perigoso" no contexto urbano, reunindo obras tridimensionais: o site specific "Blackout" e a série "Levada", que utilizam materiais da cidade (como poste de iluminação pública e grades de portões). A mostra tem como principais referências o poema de Aleixo, que aborda o corpo negro e sua experiência no espaço urbano. A ideia de incorporar a sombra como estratégia para modular a visibilidade de um corpo na cidade, contida no poema de Aleixo, é um pensamento em voga nesta proposta de exposição. Ao mesmo tempo, o filme "Sete anos em maio", de Affonso Uchoa, que narra uma experiência marginal sob a luz de uma fogueira em um cenário marcado por uma subestação elétrica, apresenta uma forte contraposição entre luz e sombra que cria uma fotografia dramática, barroca, para refletir sobre as vivências periféricas literalmente dentro da escuridão. E o ensaio "Sair da grande noite", de Achille Mbembe, em que o filósofo apresenta uma perspectiva sobre a descolonização no continente africano, orienta também, num sentido poético, o que vem a constituir a escuridão que recobre determinados corpos e ideias.
Artista: Lina Cruvinel | Projeto: Razão do fogo | Acompanhamento crítico: Divino Sobral
A artista desenvolve uma reflexão sobre o fazer pictórico, afora o lugar comum da afirmação de que a pintura é formada pela junção de forma, cor, materialidade e imagem, questiona como o efeito plástico dessa linguagem nos atravessa, espectadores, e onde habitam as “ideias” em “estado bruto” que alimentam o artista, e como é ressignificado o processo de instauração de uma pintura.
A escolha da encáustica como principal meio de produção para desenvolver essa pesquisa se deu pela afinidade estabelecida com a plasticidade dessa tinta e suas infinitas possibilidades. Por ser feita de cera de abelha, é perceptível a força da sua materialidade. A encáustica permite que sua forma seja moldada, tanto pela retirada de matéria, quanto pelo acúmulo, resultando num efeito tridimensional, o que potencializa o sentido da imagem.
Projeto de Curadoria
Curador: Tálisson Melo | Projeto: Pra onda não me tirar
Artistas: biarritzzz, Natali Mamani, Ladyletal
A exposição se desdobra de pesquisa sobre as possibilidades do deboche, do riso, do prazer, da festa e do descanso como intervenções artísticas na cultura visual e nos meios de comunicação como principal estratégia para grupos minorizados frente à dominação e opressão. Considerando o humor como ferramenta de subversão, os trabalhos selecionados usam de memes, das imagens da internet e da TV, em produções de vídeo e instalação sincronizadas na tônica principal que é "rir de nervoso". Ao mesmo tempo, as artistas refletem suas trajetórias de deslocamento e pesquisam referenciais culturais de seus lugares de origem, incorporam seus trânsitos, representações de contextos marginalizados na cidade de São Paulo: a periferia e a comunidade queer (Ladyletal); o nordeste e as culturas de matriz africana (biarritzzz); e as comunidades de imigrantes bolivianos e a cultura indígena (Natali Mamani). Suas poéticas dialogam frontalmente com as noções de Hito Steyerl sobre "poor images" — imagens digitais de baixa resolução e qualidade degradada que circulam amplamente online, destacando sua acessibilidade, ubiquidade e resistência às noções tradicionais de exclusividade ou valor na arte —, e "mean images" — quando essas imagens reforçam o poder estabelecido e perpetuam danos, intimidam e manipulam à coação.
Sobre a Temporada de Projetos
Criada em 1996, a Temporada de Projetos consolidou-se como um espaço fundamental para a arte contemporânea brasileira, voltado à valorização de produções artísticas e curatoriais emergentes, bem como a consequente reflexão crítica que as acompanha. A iniciativa cumpre um papel essencial no fortalecimento da cena artística nacional, ao incentivar a inserção de novos nomes no circuito institucional e contribuir para a renovação constante das práticas e pensamentos no campo da arte.
Serviço
Temporada de Projetos 2025
Abertura: 31.05, das 12h às 17h
Visitação: 31.05 a 14.09.2025
Horário: terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h
Local: Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1345 - Higienópolis - São Paulo/SP
Ingresso: gratuito
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC.
O Paço das Artes tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.