Seminário “MAM Debate 2024: Projetar museus, refletir públicos”
Seminário
- Nome: Seminário “MAM Debate 2024: Projetar museus, refletir públicos”
- Abertura: 30 de novembro 2024
- Visitação: até 30 de novembro 2024
Local
- Local: Auditório Walter Zanini, no MAC USP
- Evento Online: Não
- Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
MAM
São Paulo realiza o seminário “MAM Debate 2024: Projetar museus, refletir
públicos”, abordando os desafios contemporâneos de comunicação e engajamento
nos museus
Nesta terceira edição, o seminário anual do MAM reúne profissionais da diretoria, curadoria e comunicação da Fundação Bienal, MALBA e Museu da Inconfidência, e outros, para debater os desafios enfrentados por museus e instituições de arte para a construção e manutenção de públicos
Em 30 de novembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo
promove a terceira edição do seminário MAM Debate, intitulado “projetar museus, refletir públicos”. Com um dia inteiro de
discussões e trocas de experiências, o evento, gratuito, explora os desafios
das instituições de arte para se comunicar de forma significativa com públicos
cada vez mais diversos e individualizados, em um mundo cada vez mais digital. A
programação inclui falas de abertura e encerramento, além de duas
mesas-redondas que contarão com profissionais do setor cultural, abordando
estratégias e desafios na criação de conexões genuínas entre museus e
sociedade.
A
abertura será feita por Cauê Alves,
curador-chefe do MAM São Paulo, que apresentará uma reflexão sobre o papel dos
museus em uma sociedade que valoriza a personalização e a representatividade.
Na sequência, a mesa 1, intitulada “Projeção
pública: Museus e seus programas”, reunirá Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência (MG), Cintia Maria, diretora do Museu
Nacional da Cultura Afro-brasileira - MUNCAB (BA) e Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol (SP), com
mediação de Heloisa Espada, docente
e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo (SP). O
debate propõe aos convidados
que discutam as maneiras que as diferentes instituições se projetam para os
seus públicos, especialmente através das propostas programáticas e curatoriais,
e que analisem os efeitos reais das proposições.
No
período da tarde, a mesa 2, “Comunicação
integrada: Museus e suas redes”, contará com Caroline Carrion, superintendente de comunicação da Fundação Bienal
de São Paulo (SP), Fernando Bruno,
coordenador de projetos digitais do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires - MALBA
(Argentina), e Lorena Vicini,
gerente de estratégia e transformação do Instituto Inhotim (MG), com mediação
de Ane Tavares, coordenadora de
comunicação do MAM São Paulo. A proposta
é que os convidados
apresentem as estratégias de comunicação e criação empregadas a fim de se
relacionarem com o público e suas comunidades, integrando as respectivas
programações presenciais, com a dimensão digital ou virtual em que, grande
parte do contato com o público se dá hoje.
Para o encerramento, Kássia Borges, artista indígena, membro do coletivo MAHKU
(Movimento dos Artistas Huni Kuin), curadora do MASP e do Museu do Índio da
UFU, discutirá as relações entre tradição e contemporaneidade nos espaços
museológicos, considerando as perspectivas das culturas originárias.
Sobre
o MAM Debate
O MAM Debate é uma iniciativa que, a
partir de seminários e publicações, busca promover reflexões, pesquisas e
debates em torno de questões que envolvem a arte moderna e contemporânea e
também outras diretamente relacionadas ao MAM São Paulo, seu passado e suas
atividades no presente. Trata-se de uma plataforma de prospecção sobre
possíveis atuações do museu no futuro fundamentando-se em problemáticas
históricas e emergentes.
Sobre
o MAM São Paulo
Fundado
em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de
interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de cinco mil
obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e
contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições
privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção
artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
O MAM têm uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários,
palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas
artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os
públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e
videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material
audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de
museus de vários países mantém o acervo vivo.
Localizado
no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do
MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com
ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes
encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca
MAM. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas,
projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abriga obras da coleção.
Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
Serviço:
MAM
Debate 2024: Projetar museus, refletir públicos
30
de novembro, sábado, das 11h às 18h
Local: Auditório Walter Zanini, no MAC USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Inscrições gratuitas na Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mam-debate-2024-projetar-museu-refletir-publicos/2713588
Programação:
11h - fala de abertura
Cauê Alves,
curador-chefe do MAM São Paulo
11h30 - mesa 1 “Projeção pública: Museus
e seus programas”
Participantes:
Alex Calheiros, diretor do Museu da
Inconfidência (MG)
Cintia Maria, diretora do Diretora
do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira - MUNCAB (BA)
Marília Bonas, diretora técnica do
Museu do Futebol (SP)
Mediação:
Heloisa Espada, docente e curadora
do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo (SP)
15h30 - mesa 2 “Comunicação integrada:
Museus e suas redes”,
Participantes:
Caroline Carrion, superintendente de
comunicação da Fundação Bienal de São Paulo (SP)
Fernando Bruno, coordenador de
projetos digitais do Museu
de Arte Latino-Americana de Buenos Aires - MALBA, (Argentina)
Lorena Vicini, gerente de estratégia
e transformação do Instituto Inhotim (MG)
Mediação:
Ane Tavares, coordenadora de
comunicação do MAM São Paulo
Mais
informações na página do MAM Debate no site do museu.