Radar de Arte Contemporânea: 5ª Edição
Exposição

Radar de Arte Contemporânea: 5ª Edição

Exposição

  • Nome: Radar de Arte Contemporânea: 5ª Edição
  • Abertura: 03 de março 2026
  • Visitação: até 07 de março 2026

Local

  • Local: Palacete Stahl
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Piauí, 874, Higienópolis – São Paulo, SP

RADAR ARTE CONTEMPORÂNEA: 


5ª EDIÇÃO SE FIRMA COMO MOSTRA DE NOVOS A CONSOLIDADOS ARTISTAS, E AMPLIA O ACESSO AO COLECIONISMO


Entre 3 e 7 de março, o coletivo acontecerá no histórico Palacete Stahl, em Higienópolis, com entrada gratuita



A Radar Arte Contemporânea já faz parte do calendário cultural da cidade de São Paulo como um evento anual, gratuito, inovador em seu formato, bastante acolhedor e, sobretudo, estimulante para quem visita. Um polo fomentador das artes para ao longo de 5 dias ser um espaço inclusivo para apresentar uma multiplicidade de artistas, desde nomes com consolidada trajetória até talentos emergentes, oferecendo ao visitante - jovens colecionadores e novos compradores de arte - a oportunidade de descobrir inspiradoras perspectivas neste universo.  


Para 2026, as diretoras da Radar Arte Contemporânea, Daniela Schiller e Flávia Renault, que também são artistas plásticas, apresentam mais uma edição desse promissor evento com uma necessária força extra  para darem continuidade a um projeto que foi idealizado e desejado por elas juntamente de outra sócia, a artista Mariana Porto, falecida ano passado.  


O endereço que abrigará a 5ª edição da Radar, entre os dias 3 e 7 de março, será o Palacete Stahl em Higienópolis e, desta vez, o curador convidado é Renato De Cara, com amplo trânsito e experiência no universo das artes.


Situado na Rua Piau 874, o edifício histórico Palacete Stahl foi construído em 1921, em estilo eclético com influência de Luis XVI. Originalmente residência do comendador Gustav Stahl, primeiro cônsul geral da Coroa Sueca em São Paulo, o edifício simbolizou a ligação Brasil Suécia no início do século XX. Em 1940, tornou-se a sede do Império do Japão no Brasil e, mais tarde, residência do cônsul japonês. Tombado pelo CONDEPHAAT em 2005, o palacete preserva importantes capítulos diplomáticos do patrimônio cultural da cidade.


Como nasceu a Radar Arte Contemporânea

Lançada em 2022, a Radar Arte Contemporânea nasceu há cinco anos, a partir de um encontro entre as três artistas fundadoras durante uma mostra no Atelier 284, de Mariana Porto, como um desejo comum de realizar um evento fora dos padrões tradicionais do mercado, com a proposta de ser anual e itinerante para ocupar espaços inusitados da cidade, apresentando artistas em diferentes fases, linguagens e expressões artísticas, com curadoria criteriosa e alto padrão expositivo.


Desde a primeira edição, que recebeu cerca de 700 visitantes, a Radar vem crescendo a cada ano. Em 2023, a Radar ocupou uma mansão no Jardim Guedala, com uma intervenção marcante que revestiu todo o mobiliário da casa. Em 2024, a mostra aconteceu em uma casa cinematográfica no Jardim Paulistano. Já em 2025, as sócias realizaram uma transformação completa de um prédio histórico na Rua da Consolação, o antigo shopping dos lustres, alcançando aproximadamente 1.600 visitantes e consolidando-se como uma plataforma relevante para a arte contemporânea e para a descoberta de novos artistas.


"Acredito que o amor pela arte, pela educação, por reunir artistas e fomentar o setor, auxiliar o público a olhar para as obras, conversar sobre o universo da arte, foi o que nos levou a criar o negócio, onde a cada ano vamos nos lapidando, tentando aprender e evoluir para entender onde é preciso melhorar", declara Daniela Schiller.

 

Participam da 5ª edição da Radar cerca de 60 artistas que irão traçar no local uma diversidade de obras de diferentes suportes e linguagens. 


CONHEÇA AQUI ALGUNS DOS ARTISTAS PARTICIPANTES: Clara Tibery, Cristina Suzuki, Francisco Porto, Marcelo Brasiliense, Mercedes Lachmann, Tatiane Freitas, Thereza Salazar e Vivianne Rosa. 


Haverá talks na programação com objetivo de ampliar a discussão, o conhecimento reflexivo com tópicos sobre as artes plásticas na contemporaneidade. 


Sobre as artistas e sócias da Radar


Daniela Junqueira Schiller é formada em Arquitetura pela FAU-USP, desenvolve trabalhos em pintura, feltro, tule, bordado e metal, explorando observação, sensibilidade e memória a partir de referências do universo, da cartografia e do tempo. Participou de exposições coletivas no Paço das Artes (SP), com curadoria de Renato de Cara; no Centro Cultural Correios (RJ); e em espaços independentes em São Paulo, com curadorias de Shannon Botelho e Paula Braga.

@danischiller


Flávia Renault é carioca graduada em artes plásticas pela FAAP em 2001, pesquisa as relações entre vida e morte de forma metafórica, explorando o conceito de renascimento. Inspirada nas leis biográficas da Antroposofia de Rudolf Steiner e na natureza, tem uma paixão pela história do Brasil, refletida em dois livros publicados. Com exposições individuais e participações em coletivas, realizou também residências em locais variados para estudar a natureza e a fenomenologia de Goethe.   

@flaviarenault_


Sobre o curador convidado, Renato De Cara 

Renato De Cara vive e trabalha em São Paulo. Formou-se em jornalismo pela PUC-SP em 1985. Interessado em arte, moda e manifestações populares, especializou-se em cultura contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação. Em 2006 criou a Galeria Mezanino e até 2017, produziu e curou exposições individuais e coletivas, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte. Em 2018, foi diretor do departamento de Museus de São Paulo, com quinze equipamentos culturais, incluindo o Museu da Cidade, a Oca e o Pavilhão das Culturas Brasileiras. De 2020 a 2022 colaborou com conteúdo de artes visuais para o Centro Cultural b_arco e para a Galeria de Arte de mesmo nome. Desde 2023 é curador do Paço das Artes e dá consultoria de arte e mentoria para variados clientes, artistas e instituições privadas.


Serviço:


RADAR – 5ª EDIÇÃO


VISITAÇÃO: Abertura dia 03/03 (terça-feira) das 17h às 21h I de 4 a 7 de março (de quarta a sábado) das 11 às 20:30


LOCAL: Na Rua Piauí, 874, em Higienópolis, Palacete Stahl


Entrada gratuita | Amigável aos animais Pets que podem visitar estando em coleira.


Mais informações: @radar_arte

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044