Agenda

Projeto Parede - Instalação "Campo Fraturado SOS", instalação de Ana Maria Tavares

MAM São Paulo - Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)

Projeto Parede - Instalação "Campo Fraturado SOS", instalação de Ana Maria Tavares

Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a partir de 25 de maio, no Projeto Parede, a instalação Campo Fraturado SOS, da artista Ana Maria Tavares, obra inédita composta por imagens manipuladas digitalmente.

Concebida especialmente para o Projeto Parede, Campo Fraturado SOS tem como inspiração a série Airshaft (para Piranesi), trabalho desenvolvido desde 2008 por Ana Maria Tavares, composto por imagens digitais, vídeo e videoinstalação, no qual a artista estabelece diálogo com a obra Carceri d’Invenzione (séc. XVIII), do arquiteto e gravurista italiano Giovanni Battista Piranesi.

O espaço entre o saguão da entrada do MAM e a Sala Milú Villela - onde são exibidas as obras do Projeto Parede - será transformado em uma paisagem mineral metalizada, modulada por detalhamentos enquadrados e por uma espécie de caligrafia tátil escrita em Braile a sigla SOS.

"Da mesma forma como Piranesi retoma as ‘históricas ruínas arquitetônicas com um design imaginário orientado para o futuro’, tomo fragmentos de imagens da série Airshaft e a superfície ampla do mármore como campo para uma montagem ficcional", explica Ana Maria Tavares. "De certa forma Campo Fraturado, SOS é um chamado e um alerta, quase uma visão em abismo das sobras das marcas da humanidade na terra", completa a artista.

Para o curador-chefe do MAM, Cauê Alves, os elementos que apontam para a ideia de futuro são tratados pela artista como algo já sedimentado, como resto petrificado do passado. "Em vez de promessa de felicidade, de crença num mundo melhor, a obra parece tratar da falência e da impossibilidade de salvação", pontua.

Visitação presencial

O MAM São Paulo segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene implementado em colaboração com a equipe da Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, além de adotar medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos brasileiros de Saúde Pública. Os ingressos serão disponibilizados apenas online (https://www.mam.org.br/ingresso) e as visitas ocorrerão com hora marcada. O número de pessoas por sala é limitado, o uso de máscara é obrigatório e dispositivos de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos do Museu.



Sobre o MAM São Paulo


Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de áudio-guias, vídeo-guias e tradução para a língua brasileira de sinais. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório e restaurante. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Serviço:
Projeto Parede - Campo Fraturado SOS, instalação de Ana Maria Tavares

Abertura: 25 de maio de 2021
Local: MAM São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)
Horários: terça à domingo, das 12h às 18h

Telefone: (11) 5085-1300