Artsoul

Conheça nossas peças de design

Joãosinho 90: Sonhos e memórias do Rei Mendigo
Exposição

Joãosinho 90: Sonhos e memórias do Rei Mendigo

Exposição

  • Nome: Joãosinho 90: Sonhos e memórias do Rei Mendigo
  • Abertura: 23 de novembro 2023
  • Visitação: até 23 de novembro 2023

Local

  • Local: Sede Tá na Rua
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Av. Mem de Sá, 35 - Lapa/ RJ

90 anos de Joãosinho Trinta:

evento celebra a importância do carnavalesco


Roda de conversa com artistas e pesquisadores será realizada no grupo Tá na Rua




Um dos maiores nomes do carnaval brasileiro, o artista Joãosinho Trinta ganhará uma homenagem no próximo dia 23 de novembro, data na qual se comemora os 90 anos do seu nascimento. Será realizada uma roda de conversa com diversos artistas e pesquisadores na sede do Grupo Tá na Rua, na Lapa. Trata-se de uma iniciativa da colecionadora Alayde Alves e do coletivo Carnavalize para celebrar a importância deste nome para a nossa cultura.


Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, João Clemente Jorge Trinta tornou-se mundialmente reconhecido por seu trabalho nas escolas de samba a partir da década de 1970, onde conquistou nove títulos no Grupo Especial. Seu estilo revolucionário transformou a folia de maneira significativa. Entre seus desfiles está o inesquecível “Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia”, da Beija-Flor, de 1989. Além disso, ele teve passagens ainda por escolas como o Salgueiro, Viradouro, Grande Rio e Unidos do Peruche.


A mesa de conversa “Joãosinho 90: Sonhos e memórias do Rei Mendigo” é uma iniciativa do projeto No Barracão e do coletivo Carnavalize, com apoio da colecionadora Alayde Alves. Estarão presentes profissionais e artistas, como Roberto Monteiro e Luciano Costa, que trabalharam com João para contar suas memórias e experiências com esse grande artista. Entram no papo ainda a porta-bandeira Selminha Sorriso e o carnavalesco João Vitor Araújo, ambos atualmente na Beija-Flor de Nilópolis. Além disso, a mesa conta com a pesquisadora Nataraj Trinta, sobrinha neta do homenageado, e a curadora Thais Rivitti, que realizou a exposição “Ratos e Urubus”, em 2019, em São Paulo.


O evento vai ser realizado na sede do Tá Na Rua. O grupo teatral, dirigido por Amir Haddad, tem histórica ligação com a obra do carnavalesco. Foi o diretor quem coreografou e ensaiou a icônica “ala de mendigos” do cortejo de 1989, na Beija-Flor. Na Sapucaí, a encenação impressionou o público e se tornou um marco da teatralização da folia, num processo de múltiplas carnavalizações.


Relembrando exatamente essa parceria, o grupo Tá Na Rua realiza também uma performance no Museu de Arte Moderna (MAM), no dia 25 de novembro, sábado, a partir das 11 horas. Estes eventos serão apenas os primeiros de uma série de atividades que estão previstas para celebrar a importância de Joãosinho e sua trajetória artística. Em breve, vão ser anunciadas outras iniciativas realizadas pelos mesmos produtores.


O projeto No Barracão, idealizado pela colecionadora Alayde Alves, é uma ação de aproximação entre os contextos poéticos, estéticos, sociais e políticos das artes institucionalizadas e do Carnaval. Em parceria com o coletivo Carnavalize, que também busca resgatar a memória da festa, o projeto No Barracão quer fomentar o debate para a valorização da nossa folia como um dos principais eventos artísticos e culturais do nosso país.



Serviço:

Joãosinho 90: Sonhos e memórias do Rei Mendigo

Participantes: Luciano Costa, João Vitor Araújo, Nataraj Trinta, Roberto Monteiro, Thaís Rivitti e Selminha Sorriso

Mediação: Leonardo Antan

Dia 23/11, às 18h30

Sede Tá na Rua - Av. Mem de Sá, 35 - Lapa/ RJ


Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044