Instalação “Escola Panapaná” de Denilson Baniwa
Exposição

Instalação “Escola Panapaná” de Denilson Baniwa

Exposição

  • Nome: Instalação “Escola Panapaná” de Denilson Baniwa
  • Abertura: 18 de março 2023
  • Visitação: até 30 de julho 2023

Local

  • Local: Pinacoteca de São Paulo - Octógono
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP

Como parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea, a Pinacoteca de São Paulo recebe a instalação “Escola Panapaná”, de Denilson Baniwa: uma construção em três pavimentos cujo interior acolherá aulas de línguas e culturas indígenas, artes e música. A estrutura, que, no início, evoca a forma de um casulo, se transformará em uma mariposa ao longo do período em cartaz.

As atividades dentro da instalação artística serão ministradas por vários convidados e a programação está publicada aqui e também nas redes sociais da Pinacoteca.

A MARIPOSA

O artista Denilson Baniwa elabora uma analogia ao tempo do cultivo associado ao tempo do ensino, por meio da imagem da metamorfose da borboleta. Tudo é fundado na narrativa mítica baniwa, ligada aos processos de coivara, cultivo da roça, semeadura, colheita.

O nome panapaná, que designa o coletivo de borboletas, remete à ideia do comportamento coletivo, do contato e da presença. Ela está também ligada à ideia da dispersão e da migração para a garantia da biodiversidade e da reprodução das ideias transformadas pela educação.

Sobre o Artista

Denilson Baniwa é indígena do povo Baniwa, natural de Barcelos, no interior do Amazonas, e radicado em Niterói, no Rio de Janeiro. Atua como artista, curador e articulador de cultura digital. É um dos fundadores da Rádio Yandê, primeira rádio indígena web do Brasil. Como curador, esteve à frente de mostras tais como: “Terra Brasilis: o agro não é pop!” (2018), na Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e “Nakoada: Estratégias para a arte moderna”, no MAM-Rio. Como artista visual, já recebeu diversos prêmios, realizou diversas residências e já expôs em instituições como o CCBB, CCSP, Centro de Artes Hélio Oiticica, Museu Afro Brasil, MASP, MAR, Bienal de Sidney e Getty Research Institute, em Los Angeles. Na Pinacoteca de São Paulo, no âmbito da exposição “Véxoa: Nós sabemos” (2020), Denilson foi responsável pela obra “Nada que é dourado permanece 1: Hilo”, que consistia na plantação e cultivo de um jardim em parte do estacionamento do museu. Esse trabalho se desdobra na presente ocupação do Octógono da Pina Luz.

Mais Informações

A exposição Escola Panapaná tem patrocínio do Itaú Unibanco, na cota Platinum.

Para participar das atividades realizadas em “Escola Panapaná”, é preciso realizar uma inscrição. Para isso, será necessário preencher um formulário. Saiba mais sobre a programação e como se inscrever aqui.

A exposição tem curadoria de Renato Menezes e Jochen Volz.

Ingresso

Inteira: R$ 20,00
Meia: R$ 10,00

Serviço

Local: Pina Luz
Data: 18 mar 2023 — 30 jul 2023
Endereço: Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas estendidas, até 20h.

Denilson Baniwa desafia mercado da arte com nova mostra - 17/03/2023 -  Ilustrada - Folha

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044