Agenda

Exposição virtual "Onde mora minha casa"

aarea.co

Exposição virtual "Onde mora minha casa"

Exposição virtual - "Onde mora minha casa"

Durante a pandemia atual, a artista francesa Jeanne Susplugas passou a coletar relatos pessoais de diferentes experiências de lockdown. As histórias foram transmitidas à escritora Claire Castillon, que reinterpretou as situações, criando narrativas potentes e imaginárias.

O trabalho "Onde mora minha casa" não tem intenção de fazer uma análise precisa ou um estudo sociológico, mas oferece uma paleta de experiências, algumas dolorosas, frustrantes, outras amargas e desconcertantes, revelando profunda e poderosamente nossas reações diante de um evento desconhecido e imprevisível.

Situações extremas, desejos, mentiras, atos de violência e mal-entendidos provocados pelo confinamento. Nas entrelinhas, a artista questiona a função do lar como "local de refúgio" e condena o quanto a condição da mulher regrediu, assim como o aumento da violência doméstica durante este imposto confinamento. Curadoria: Marta Ponsa (Jeu de Paume).

(texto: Divulgação Aarea.co)

 

AAREA.CO

Aarea.co é uma plataforma inédita para apresentação de trabalhos artísticos concebidos diretamente para a internet idealizada por Livia Benedetti e Marcela Vieira. Livia e Marcela se tornaram sócias e perceberam que a produção artística ainda não tinha ocupado a internet com propriedade de criação, apenas como meio de divulgação.

Foi então que em fevereiro de 2017, a plataforma foi inaugurada apresentando trabalhos feitos na internet por artistas que não costumam trabalhar com arte digital. Até hoje foram mais de 29 projetos inéditos. O trabalho, durante sua exibição, ocupa o site inteiro sem espaço para logo ou caracteres que não são integrantes à obra. O site se torna o trabalho de arte a cada edição.

O nome Aarea.co é voltado para uma ideia de negação do conceito de área – o A inicial é um prefixo que gera a ideia de oposição da palavra original, indo de encontro à reflexão de que a internet é um lugar artístico mesmo não sendo um lugar em si.

(texto: redação Artsoul)

Serviço

AAREA.CO
Exposição "Onde mora minha casa" da artista Jeanne Susplugas
Pode ser visto em aarea.co e espacevirtuel.jeudepaume.org