

Exposição "Toca Obra" | Individual de Luiza Gottschalk
Exposição
- Nome: Exposição "Toca Obra" | Individual de Luiza Gottschalk
- Abertura: 22 de junho 2022
- Visitação: até 01 de julho 2022
Local
- Local: Toca
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua dos Juris, 109, Vila Madalena. São Paulo, SP.
A Aura Galeria apresenta Toca Obra, individual de Luiza Gottschalk com texto curatorial de Denise Mattar.
Sediada na Toca, uma casa em construção na Vila Madalena com projeto de Tito Ficarelli, a exposição convida a uma proposta de interação entre arte e arquitetura, na qual os significados de obra se misturam.
Após a exposição Clareira, que a artista realizou no início de 2022 no Museu Nacional da República, em Brasília, no Distrito Federal, quando também trabalhou ao lado de Denise Mattar, Luiza trouxe um novo olhar para a interação entre seus trabalhos e o espaço, e este olhar retorna em Toca Obra.
A Toca foi projetada a partir da ideia de habitações orgânicas, naturais, que existem como resposta a um estilo de vida e a conversam com as criaturas que habitam, fugindo às convenções industrializadas estabelecidas pela arquitetura modernista do século XX. Desde o princípio, Tito e Luiza entenderam como uma necessidade da Toca “ter arte na carne, no corpo estrutural da casa” e se propuseram a construí-la com as próprias mãos.
A partir dessa ideia de ter a arte presente nas entranhas da casa, surgiu Pintura Entre Limites, obra central da mostra, composta por um muro construído de camadas pigmentadas de concreto armado. Nela, Luiza imita o processo de sedimentação da geografia natural para produzir uma pintura que não é superficial como um afresco ou mural, mas que é o corpo todo da estrutura.
Pintura Entre Limites tem duas faces, uma interna e outra externa. A face externa tem um tapume onde se apoia até a secagem completa do material, e será revelada em um evento no dia 25 de junho, no qual o público e também a artista verão pela primeira vez esse lado da obra. A recepção para o happening acontecerá a partir das 16h.
Gottschalk descreve a obra como “[...] que fosse pele e corpo, tudo ao mesmo tempo. Pintura, instalação, arquitetura. A coisa em si. O muro, feito de concreto, matéria própria do mundo do Tito, recebeu meus pigmentos, meus desenhos e meus gestos.”. Descrição que é válida para toda a Toca Obra, pois esse processo criativo reaparece em outras construções da edificação, como o chão da Toca.
Com curta duração, Toca Obra termina no dia 02 de julho, quando também ocorre um evento de encerramento das 16h às 20h. A Toca, porém, continua.