Exposição "Sobre o Vazio", mostra de Marlene Stamm
Exposição
- Nome: Exposição "Sobre o Vazio", mostra de Marlene Stamm
- Abertura: 11 de setembro 2024
- Visitação: até 26 de outubro 2024
Local
- Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Marlene Stamm apresenta mais de 600 aquarelas em exposição no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Com produção repetitiva e quase obsessiva, artista investiga a força impregnada nos objetos com a passagem do tempo.
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a partir de 11 de setembro a exposição Sobre o Vazio, mostra de Marlene Stamm que apresenta 6 séries com aproximadamente 652 aquarelas e desenhos e uma instalação que investigam a força impregnada nos objetos com a passagem do tempo.
Com curadoria de Isabel Portella, a grande quantidade de obras que compõem cada uma das séries evidencia um trabalho manual, repetitivo e solitário da artista, que produz de forma quase obsessiva para mostrar as imprevisibilidades que convidam a olhar para aquilo que quase ninguém vê.
A série “6 horas de luz” é formada por mais de 530 aquarelas de fósforos, cuja queima totaliza o tempo que dá nome à obra. No processo de construção da série, o tempo se estende: 6 horas viram semanas nas ações de riscar o fósforo, cronometrar a chama e pintar o carvão, repetidas pela artista meticulosamente, centenas de vezes, registrando o que resta do fósforo e a memória da luz.
A instalação “Impermanência”, que ocupa o centro da sala, é formada por 27 esculturas em gesso de livros empilhados sobre móvel antigo. Os livros são blocos sem cor e sem conteúdo, simbolizando a fragilidade das memórias e o conhecimento acumulado, que aos poucos se apagam e vão juntando poeira.
Na série “Vazio”, a artista pinta 74 aquarelas de envelopes sem cartas, destinatário ou remetente, convidando o observador a buscar por elementos que possam indicar algum tipo de narrativa e significado para cada um deles. Ao registrar objetos que são quase descartáveis, a artista evidencia o esforço que as coisas simples e as histórias fazem para perdurar, buscando preservá-las.
Essa é a terceira exposição da artista no Rio de Janeiro neste ano. Em março, Stamm inaugurou “Antes que chegue a noite” no Sesc Teresópolis e em abril, participou da coletiva “Uma Casa Toda Sua” na Casa Museu Eva Klabin. Paralelamente à exposição da artista, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro ainda apresenta mostras dos artistas Andrey Rossi, Júlio Vieira e Thiago Toes em suas outras salas expositivas.
Sobre Marlene Stamm:
Marlene Stamm é natural de Vacaria (RS) e radicada em São Paulo (SP). A artista trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e intervenções site-specific próximas a um vocabulário hiper-realista para discutir a ausência e o espaço vazio. Suas observações e reelaborações poético-plásticas de objetos cotidianos e espaços privados possibilitam uma saliência de afetos e relações de memorabília.
Serviço:
Marlene Stamm | Sobre o vazio
Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Data da abertura: 11/09/2024
Horário da abertura: 16h às 20h
Visitação: 11/09 a 26/10/2024
Horários: terça a sábado das 12h às 19h
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Entrada gratuita