Agenda

Exposição "SANTO SERTÃO" de Sérgio Carvalho

IMAGEM BRASIL GALERIA - Rua Rocha Lima, 1707, Aldeota

Exposição "SANTO SERTÃO" de Sérgio Carvalho
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página. 

 

A exposição SANTO SERTÃO do fotógrafo Sérgio Carvalho celebra as expressões da religiosidade sertaneja em torno do mito do Padre Cícero, líder religioso banido pela igreja católica, um fenômeno de massas que até hoje arrebata milhares de devotos e que transformou Juazeiro do Norte (CE) em um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo.

A partir de projeto premiado pelo XI Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), a mostra SANTO SERTÃO reúne dois ensaios: SALA DO SANTO, que aborda nas imagens em cores concentradas, as paredes votivas presentes nas salas das casas da Ladeira do Horto, rua que dá acesso à célebre estátua do Padre Cícero, no cume da colina em Juazeiro do Norte. Nelas, os devotos colocam imagens dos santos preferidos e de entes queridos, vivos ou mortos, recriando no imaginário popular uma ‘corte’ celestial particular, que reflete a devoção dos fiéis.

O segundo ensaio, CAMINHO DE PEDRA E AREIA, exprime através de fotos em preto e branco o percurso feito pelos romeiros – do alto do Horto ao Santo Sepulcro, que foi local de refúgio e meditação do Padre Cícero. Ao longo desse caminho se destacam as pedras penduradas pelos romeiros nas arvores secas do sertão, como representação da fé e do sacrifício, na jornada terrena. Ao captar o trajeto dos peregrinos, na maioria oriundos de outros estados como Alagoas e Pernambuco, aponta foco diverso e complementar ao do ensaio Sala do Santo, que referencia os fiéis residentes de Juazeiro do Norte.

A curadoria fica a cargo do também fotógrafo Carlos Carvalho, e a produção com imagens de making of são da fotógrafa Vanessa Ramos Carvalho, companheira do artista, com quem ele percorreu romarias e caminhos do sertão.

 

08/02/20 à 14/04/20

 Abertura: 08/02/20 às 10:00h

 Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira das 08:30h às 18:00h

 Rua Rocha Lima, 1707 - Aldeota

 (85) 3261-0525