Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição “Sala de Estar” de Mano Penalva
Exposição

Exposição “Sala de Estar” de Mano Penalva

Exposição

  • Nome: Exposição “Sala de Estar” de Mano Penalva
  • Abertura: 10 de maio 2024
  • Visitação: até 30 de junho 2024

Local

  • Local: Sala das Sessões do Museu Mineiro
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Circuito Liberdade, Belo Horizonte - MG

Museu Mineiro inaugura exposição “Sala de Estar”, do artista Mano Penalva

A abertura acontece no próximo dia 16 de maio, quinta-feira, e faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus 

Na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, o Museu Mineiro abre as portas para receber a exposição “Sala de estar”, do artista contemporâneo Mano Penalva, com curadoria de Wagner Nardy, a partir das 18h. A mostra joga luz sobre a pesquisa do artista, que se desenvolve em um lugar de passagem entre a Casa e a Rua, especialmente no contexto entre o público e o privado. 


“Esses percursos são construídos a partir de deslocamentos. Deslocamentos muito simples, em que o público que for ver a exposição poderá reconhecer os objetos que fazem parte dos trabalhos. São objetos do cotidiano, ordinários, que fazem parte da nossa vida, como os tapetinhos feitos à mão ou as miçangas que se transformam em cortinas ou assentos de carro, por exemplo”, explica o artista.


Sobre esses  deslocamentos, Mano Penalva destaca ainda o “efeito lupa”, de coisas que passam despercebidas no dia a dia e que ganham novas matizes quando vão para uma sala expositiva ou passam por um processo de composição e de arranjo. 


Nesse sentido, o nome da exposição “Sala de Estar” é pensado para convidar o público para um ambiente doméstico, ainda que dentro de um museu, criando uma ponte entre o que já é reconhecido, que já faz parte do imaginário popular, com um novo campo poético. 


“Se a gente pensa na casa, a “sala de estar” é aquele lugar onde a gente organiza e arruma para receber as visitas. Acredito que uma exposição é o nosso melhor cômodo para receber as pessoas, é um momento de celebração. Acredito muito nesse lugar da arte, do diálogo a partir dos trabalhos que saem do ateliê para serem vistos”, diz Mano. 



7 tons de cachaça: Mano Penalva expõe obra feita especialmente para a exposição em Minas Gerais.

A exposição “Sala de Estar”, que já foi apresentada em outros museus como o MAMAM de Recife, é marcada por trabalhos de diferentes séries desenvolvidas ao longo dos anos por Mano Penalva, que versam sobre esse lugar de passagem, que “embaralha as fronteiras entre a arte dita erudita e a arte popular, entre o íntimo e o público, entre o artístico e o doméstico, entre o dentro e o fora”, como diz Wagner Nardy, curador da exposição.  Entre elas, estão “Ventanas”, “Brasão” e “Alpendre”. 


A novidade fica por conta de uma obra produzida exclusivamente para essa exposição, em terras mineiras, que faz parte de uma série já em desenvolvimento chamada “Branquinhas”, feita a partir de sete tons de cachaça. 


“Preparei essa exposição com muita vontade de mostrar o meu trabalho para Minas, porque ela carrega uma afetividade que é presente nesse estado assim como na Bahia, de onde sou.  Estou na expectativa para saber quais são os pontos de vista  do público que vai visitar essa exposição”, revela o artista. 



Exposição faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Tem como objetivo  promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. 


A 22ª edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio e só em Minas Gerais são mais de 139 instituições participando,  distribuídas em 69 municípios.


Mano Penalva (1987, Salvador, Brasil). Vive e trabalha em São Paulo.

A produção de Mano Penalva parte do deslocamento dos objetos do contexto cotidiano e reflete o interesse do artista pela Antropologia e Cultura Material. Por meio de diferentes mídias como escultura, instalação, pintura, fotografia e vídeo, Penalva propõe novos agrupamentos estéticos a partir das estratégias de venda do varejo, das suas experiências de coleta de histórias e da observação do campo que transita entre a Casa e a Rua.  Penalva realça com seus trabalhos a ideia de que a exponencial proliferação de objetos e imagens não se destina a treinar a percepção ou a consciência, mas insiste em fundir-nos com eles.


É bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Frequentou por 7 anos cursos livres de arte do Parque Lage (2005 - 2011). Atualmente, faz parte do Massapê Projetos, plataforma gerida por artistas que possibilita o pensamento e produção de arte sediada em São Paulo, da qual é o idealizador.


Nos últimos anos participou de diversas residências artísticas: Casa Wabi - Puerto Escondido (México) 2021, Fountainhead Residency - Miami (EUA) 2020, LE26by / Felix Frachon Gallery - Bruxelas (Bélgica) 2019, AnnexB - Nova Iorque (EUA) 2018, Penthouse Art Residence - Bruxelas (Bélgica) 2018, R.A.T - Residência Artística por Intercâmbio - Cidade do México (México) 2017, Pop Center - Camelódromo Porto Alegre (Brasil) 2017.


42 anos de Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e a coleção de santos de devoção popular.



SERVIÇO
Exposição “Sala de Estar” de Mano Penalva
Data: 10 de maio de 2024
Horário: 18h
Período de visitação: até 30 de junho de 2024
Local: Sala das Sessões do Museu Mineiro
Av. João Pinheiro, 342 – Circuito Liberdade
Belo Horizonte - MG
E-mail: museumineiro@secult.mg.gov.br  
Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/ 
Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro 
Contato: imprensa@secult.mg.gov.br


IMAGENS
Crédito: Estudio em Obra @estudioemobra





Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044