Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Programa de Residência 2024 da Usina Luis Maluf"
Exposição

Exposição "Programa de Residência 2024 da Usina Luis Maluf"

Exposição

  • Nome: Exposição "Programa de Residência 2024 da Usina Luis Maluf"
  • Abertura: 24 de fevereiro 2024
  • Visitação: até 23 de março 2024

Local

  • Local: Usina Luis Maluf
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 996 - Barra Funda, São Paulo - SP

Usina Luis Maluf apresenta exposição do Programa de Residência 2024

 

Sob a coordenação dos curadores Agnaldo Farias e Priscyla Gomes, mostra reúne obras de 12 artistas

 

Após um mês de imersão, os 12 artistas selecionados em edital público para o Programa de Residência 2024 da Usina Luis Maluf têm seus trabalhos expostos em mostra, a partir do dia 24 de fevereiro. Sob coordenação dos curadores Agnaldo Farias e Priscyla Gomes, as obras de Aline Moreno, Ana Raylander Mártis dos Anjos, Ana Rorras, Desirée Feldmann, Isis Gasparini, João Cardoso, Liliana Sanches, Luciana Rique, Rafael AmorimSabrina SavaniTalita Hoffmann e Vinicius Lopes ocupam o espaço criativo da Barra Funda, em São Paulo. O projeto, que recebeu cerca de 500 inscrições, visa a formação de jovens talentos e sua consolidação no mercado artístico.

 

Com acompanhamento de projetos e conexões com profissionais do circuito de artes visuais do país, os artistas conceberam 102 obras inéditas entre pinturas, esculturas, fotografias e instalações. Criações que marcam os diversos suportes utilizados pelos residentes, com distintas linhas de pesquisa. Durante o período experimental, cada artista teve um espaço para realizar suas obras, incluindo bancada própria e materiais de trabalho. Para além de um local de criação, os participantes tiveram acesso a um acompanhamento de carreira que se relaciona com outras áreas da profissão, como o estreitamento com curadores de interesse e visão mercadológica.

 

Instalada na Barra Funda, região que vem se tornando um polo das artes plásticas, "a Usina Luis Maluf é uma verdadeira usina mesmo, um ambiente de experimentação, um espaço onde os artistas podem desenvolver novas ideias ou tirar projetos do papel com o acompanhamento crítico e construtivo da equipe múltipla que colabora para a residência", explica Luis Maluf, idealizador do programa e fundador da Galeria que leva seu nome. A residência também foi composta por encontros com importantes nomes das artes, como Leda CatundaDaniel Senise e Tiago Mestre, que os receberam em seus ateliês, além das visitas de curadores convidados, Horrana Santoz, Luciara Ribeiro, Rodrigo Villela. 

 

"O projeto de residência da Usina Luis Maluf  nasceu em 2021 com a proposta de fomentar a produção artística do nosso país e oferecer ferramentas a esses artistas. Um programa como esse é diferente de tudo que é visto atualmente no circuito de galerias pelo país. Com o projeto, a Luis Maluf Galeria de Arte tem entre os ideais preparar profissionais para o mercado, em alinhamento com seus principais pilares: fomento, incentivo, acesso e educação", completa o galerista. Dessa forma, a Usina Luis Maluf consolida sua atuação também como um espaço educativo e de ações sociais, desenvolvendo artistas para as diversas situações que se impõem no cotidiano desses profissionais.

Os Artistas 

Aline Moreno (SP)
Aline Moreno trabalha com o conceito de paisagem, como tradução e interpretação da natureza, que em sua existência física e geológica, é incorporada à materialidade de suas obras de maneira fragmentada. É por meio do uso de pedras, que resultam em relevos, esculturas e objetos não pictóricos, que suas obras são marcadas pelo contraste da geometria dos materiais utilizados (madeira, papel e cimento) e a pedra com formato orgânico. Produzindo em escalas que variam do pequeno objeto até pinturas próximas da escala humana, os seus trabalhos se desdobram em variados formatos.


Ana Raylander (SP)
Ana Raylander Mártis dos Anjos é uma artista trans racializada, nascida no cafundó do mundo. Em sua prática procura estabelecer um diálogo entre a história coletiva e a sua própria história, o que tem chamado de prática em coralidade, envolvendo grupos de pessoas para colaborações. Vem recorrendo com frequência aos saberes da educação, escrita, performatividade e brincadeira para discutir urgências em projetos de longa duração. Seus trabalhos tem se desdobrado em objetos, textos, instalações, esculturas e performances.

 

Ana Rorras (SP)
Ana Rorras, centra-se no protagonismo da natureza. A partir da observação da paisagem natural e artificial, questiona a urbanização, detendo como apontamento o viés antropoceno, refletido na tecnosfera. Nesse caminho, ela utiliza o concreto em conjunto de uma seleção de espécies de plantas que germinam e crescem, entrelaçando-se com a materialidade inóspitas do mesmo e materializa assim, obras que se formam no campo da escultura e instalação, promovendo a vida vegetal emergente em constante renovação.

 

Desirée Feldmann (RS)
Artista visual desde 2021, é formada em Moda e especialista em Comunicação na Moda, já trabalhou com design gráfico e também prestou suporte a projetos de arquitetura. Desirée nasceu em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Vive e trabalha em Brasília, Distrito Federal. Entende seu trabalho como uma pesquisa híbrida que combina processos formais e saberes tradicionais e ancestrais, e se interessa em como eles se comportam a partir dessa relação. Em seus trabalhos, estabelece dispositivos de produção de subjetividade, criando contextos nos quais as fronteiras entre o familiar e o estranho se tornam fluidas e intercambiáveis. Os materiais assumem um papel central, permitindo que a superfície seja flexível e que adquira um carácter subversivo e multifacetado do próprio trabalho.

 

Isis Gasparini (SP)
 Isis Gasparini é artista, mulher, mãe, vive e trabalha em São Paulo. Pesquisadora nas áreas da Dança e Artes Visuais, é mestra em Artes pela ECA-USP e graduada em Artes Plásticas com especialização em fotografia pela FAAP. Como artista visual, iniciou seus estudos no campo da pintura, sua produção envolve as linguagens da fotografia, do vídeo, da instalação e da performance e, além dessas materialidades, convocam também conceitos oriundos do cinema, da pintura e da escultura.


João Cardoso (MG)
 João Cardoso dedica-se atualmente à investigação e produção nos campos da fotografia, do desenho e da pintura. Desenvolveu trabalhos e pesquisas nas áreas de habitação e do patrimônio arquitetônico e cultural. Em seu próprio estúdio, elaborou projetos de arquitetura, design gráfico, de produto e editorial, além de meios alternativos de comunicação. Em paralelo, documentou, como fotógrafo amador, suas viagens por mais de 80 países.


Liliana Sanches (ES)
 Liliana Sanches investiga formas de ressignificar a nossa existência no mundo através da arte para transcendermos rumo ao universo imaginário e dos sonhos em busca de novos sentidos para a vida diante das complexas questões do nosso tempo. Sua produção se traduz poeticamente como construção mitológica pessoal sobre como é criar e sentir como artista e mãe em um mundo hostil a existência das mulheres. Com inspirações visuais no cinema, teatro e literatura, materializa essas narrativas como vestígios do real, nos cenários inventados - pinturas, desenhos, instalações.

Luciana Rique (RJ)
Luciana Rique vive e atua entre o Rio de Janeiro e Londres. Sua pesquisa artística tem a fotografia como linguagem, por meio da qual ela investiga e explora limites de uma instância visível intangível que nos rodeia. Isso se reflete na busca pela luz, pelo equilíbrio da forma, pela composição que organiza e desestabiliza planos. A câmera torna-se ferramenta para uma espécie de arqueologia de territórios sensíveis que não nos é dado habitar. Assim, o conjunto de seu trabalho visa criar um universo paralelo às realidades do entorno. Inspirando um viés meditativo, suas obras tangenciam o minimalismo e a questões conceituais ligadas à herança modernista da fotografia.


Rafael Amorim (RJ)
Rafael Amorim, poeta, artista visual e pesquisador independente, nascido na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde encontra as principais referências estéticas para sua produção por meio de gambiarras, texturas e outras economias da precariedade. Investiga uma prática artística indisciplinar de acordo com os materiais que encontra às margens dos centros, em regiões nada privilegiadas da geografia urbana. Interessa-se por materialidades distintas, relacionando poesia e artes visuais sob perspectivas de classe, raça, gênero e sexualidade para a feitura de outras iconografias que não as da violência e da exotização.


Sabrina Savani (SP)
Sabrina Savani é multiartista que tem como principal suporte a gravura, a pintura, fotografia/colagem e a instalação. A artista costuma pensar no trabalho a partir dos seus objetivos e temas abordados em sua vivência e prática artística. Além disso, é DJ e a música costuma ser sempre um caminho explorado e expressado dentro de sua poética. Atualmente, realiza uma pesquisa que relaciona raça com futebol e carnaval e os frutos e relações sociais que elas abordam de formas diretas e indiretas.

Talita Hoffmann (SP)
Talita Hoffmann em sua prática artística, pesquisa e coleta imagens que variam entre desenhos, frames de filmes, ilustrações, cartazes de cinema, esculturas, fotografias e pinturas de outros artistas, imagens do google maps, pôsteres e peças de design gráfico de diferentes tipos. Em suas pinturas, eventualmente há uma nova etapa de seleção dessas imagens que aprofundam temas que se desenvolvem na obra, proporcionando novas visualidades de representação pictórica. Muitos dos procedimentos utilizados na pintura a aproximam da colagem e da serigrafia, como a repetição de elementos e o uso das cores chapadas, por exemplo - sempre operando entre a representação e a abstração.


Vinicius Lopes (PT)
Vinicius Lopes nasceu em Tabocas do Brejo Velho, Bahia, em 1993. Atualmente vive e trabalha no Porto, Portugal. Sua relação com o meio é influenciada pela arte de rua, internet, fotografia, televisão e cinema. Utilizando imagens encontradas, os seus trabalhos exploram as potencialidades estéticas e estruturais da produção de imagens e como estas estão implicitamente envolvidas nos processos culturais e na forma como os eventos são documentados e compreendidos coletivamente


SERVIÇO
Exposição do 3º Programa de Residência Artística

Agnaldo Farias e Priscyla Gomes - curadores e coordenadores da Residência ULM 2024

Local: Rua Brigadeiro Galvão, 996 - Barra Funda

Abertura: 24 de fevereiro, às 13h

Período expositivo: 24 de fevereiro até 23 de março

Horários de visitação: segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h.

Entrada gratuita

https://luismaluf.com/usina-luis-maluf/



IMAGENS
Talita Hoffmann - Um homem que dorme, 2024, acrílica sobre tela, 80 x 100 cm
Liliana Sanches - Burning desire, 2024, acrílica sobre tela, 70 x 70 cm
Liliana Sanches - Romance, 2024, acrílica sobre madeira, 10 x 15 cm
Sabrina Savani - Entre a festa e a fartura, 2024, varão de madeira, paetês bordados sobre tecido e papel paraná, 80 x 135 cm





Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044