Exposição "Pelo mar que nos leva mais longe. Pelo ar que nos leva mais longe."
Exposição
- Nome: Exposição "Pelo mar que nos leva mais longe. Pelo ar que nos leva mais longe."
- Abertura: 28 de janeiro 2022
- Visitação: até 28 de abril 2022
Local
- Local: Galeria Mamute | Alameda Annita Hoepcke, 112. Armazém Rita Maria. Galpão 6. Mezanino. Centro. Florianópolis - SC
- Evento Online: Não
GALERIA MAMUTE INAUGURA
NOVA SEDE EM FLORIANÓPOLIS
A Galeria de Arte Mamute inaugura sua nova sede, em Florianópolis. Além da unidade de Porto Alegre, a galeria amplia sua atuação e se instala em um espaço de destaque na ilha: o Armazém Rita Maria, um complexo histórico-arquitetônico totalmente restaurado, em íntima relação com o presente e o passado da cidade. Com a curadoria de Henrique Menezes, a exposição de inauguração tem o título: “Pelo mar que nos leva mais longe. Pelo ar que nos leva mais longe” e será apresentada em dois momentos, janeiro e março.
A mostra reúne artistas representados e convidados com obras marcantes de sua produção: Alexandre Freire, Andressa Cantergiani, Anna Moraes, Antônio Augusto Bueno, Bruno Borne, Camila Elis, Camila Saavedra, Claudia Hamerski, Clóvis Martins Costa, David Magila, Dione Veiga Vieira, Edson Macalini, Emanuel Monteiro, Fernanda Valadares, Ío, Karen Axelrud, Letícia Lampert, Luanda, Luciana Petrelli, Pablo Ferretti, Rafael Bornhausen, Sandra Rey e Wagner Costa.
Pelo mar que nos leva mais longe | Pelo ar que nos leva mais longe
A ideia de linha do tempo carrega em si a sensação de que os acontecimentos tomam a forma de uma planície, equivalentes em suas potências e uniformes por sua intensidade. No ano em que completa uma década de atividades, a galeria Mamute nos evidencia que existem pontos altos no relevo da história: ao inaugurar uma nova sede em Florianópolis, reafirma seu projeto de atuação, levando além-fronteiras a arte contemporânea brasileira.
Em sua trajetória, a Mamute capitaneou mais de cinquenta exposições no seu espaço expositivo — um imponente prédio tombado no Centro Histórico de Porto Alegre — além de fomentar a visibilidade dos artistas representados aproximando-os de múltiplos públicos: organizou e apoiou mostras pelo Brasil e no exterior, participando de feiras e exposições que contribuíram para a legitimação da produção difundida pela galeria. Nesses (primeiros) dez anos, a Mamute acreditou no diálogo entre gerações, reconhecendo nomes consolidados e também revelando jovens artistas com carreiras em ascensão: é a convivência do consagrado com o novo que mantém a arte pulsante, aberta às linguagens emergentes. Os artistas que formam o elenco da galeria compõem importantes coleções públicas e privadas: MAC USP, Pinacoteca de São Paulo, MACRS, MARGS, Fundação Vera Chaves Barcellos, MASC, entre outras — além de integrarem eventos notórios como as Bienais de Veneza, de São Paulo e do Mercosul.
Avançar nunca será uma atitude passiva: ultrapassar limites e ir além requer ação, energia, impulso. Para marcar sua chegada em Santa Catarina, a Mamute apresenta duas exposições — Pelo mar que nos leva mais longe ocupa a galeria a partir de janeiro e Pelo ar que nos leva mais longe entrará em cartaz no final de março, conjugando uma seleção de artistas representados e convidados locais. Em uma abstração poética, o que separa o mar e o ar é o horizonte — imagem fértil para ilustrar o movimento que a galeria empreende em 2022: olhar para longe e avançar, aberta aos fluxos e consciente do norte que deseja alcançar.
Henrique Menezes Curador da exposição
Sobre o Curador:
Henrique Menezes é curador independente, membro do Comitê de Curadoria e Acervo do MACRS (Museu de Arte Contemporânea do RS) e correspondente da Artecapital, publicação portuguesa dedicada à crítica de arte desde 2006. Entre 2018 e 2019, atuou como Curador Assistente na Fundação Iberê Camargo e compôs o Conselho Curatorial da Fundação ECARTA (2019). Graduado pela UFRGS, tem pós-graduação em Estudos Curatoriais e Arte Contemporânea pela Universidade de Lisboa. Na Fundação Iberê Camargo, curou a mostra Continuum (2018), além de assinar projetos curatoriais e textos para instituições como AC Institute (Nova Iorque), Espacio de Arte Contemporáneo (Uruguai), MACRS, Museu do Trabalho, Galeria Bolsa de Arte, Fundação ECARTA, Galeria Mamute, Instituto Estadual de Artes Visuais, Galeria do DMAE e The Switch Gallery (Portugal). Indicado ao Prêmio Açorianos de Artes Visuais - Prefeitura de Porto Alegre, na categoria Destaque em Curadoria 2018.
SERVIÇO:
Inauguração Galeria Mamute | Florianópolis
Exposição: Pelo mar que nos leva mais longe. Pelo ar que nos leva mais longe.
Artistas: Alexandre Freire, Andressa Cantergiani, Anna Moraes, Antônio Augusto Bueno,
Bruno Borne, Camila Elis, Camila Saavedra, Claudia Hamerski, Clóvis Martins Costa, David Magila, Dione Veiga Vieira, Edson Macalini, Emanuel Monteiro, Fernanda Valadares, Ío, Karen Axelrud, Letícia Lampert, Luanda, Luciana Petrelli, Pablo Ferretti, Rafael Bornhausen, Sandra Rey e Wagner Costa.
Curadoria: Henrique Menezes
Inauguração: 28 de janeiro de 2022, (sexta), das 11h às 21h, com livre acesso ao público.
Endereço: Alameda Annita Hoepcke, 112. Armazém Rita Maria. Galpão 6. Mezanino. Centro. Florianópolis - SC
As atividades seguirão os protocolos sanitários referentes à prevenção da Covid-19 determinados pelas autoridades públicas.