

Exposição "Olhos de Giz"
Exposição
- Nome: Exposição "Olhos de Giz"
- Abertura: 13 de agosto 2022
- Visitação: até 06 de novembro 2022
Local
- Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Bairro Santa Teresa, Rio de Janeiro
Exposição Olhos de Giz celebra a autoria feminina
Visitação presencial (RJ): 13/08/22 a 04/09/22.
Visitação virtual: 05/09 a 06/11/22.
Celebrar a autoria feminina é o objetivo da exposição híbrida expandida Olhos de Giz sob Direção Artística e Curadoria de Sissa Aneleh e Realização pelo Museu das Mulheres, a qual ocorrerá entre 13/08 e 04/09 no Centro Cultural Parque das Ruínas (RJ) e de 05/09 a 06/11 no Metaverso Feminino (sala 3D/RA) do Museu das Mulheres (Brasília). A exposição foi inspirada pelo livro Olhos de Giz de Beatriz Brandão, romance que apresenta em sua narrativa as tramas da apropriação intelectual enfrentada pelas mulheres ainda em nossos tempos. Tal exposição foi versada para responder: Quais são as potências da autoria feminina?
Resposta encontrada no recorte conceitual tomado pelo universo feminino autoral artístico, apresentando na exposição os desdobramentos literários e as 15 obras principais de Camila Koschdoski que ilustraram o livro Olhos de Giz com colagens, lambes, pinturas e gravuras digitais e em técnicas mistas, interligando-as com as materializações na vivência expositiva sonora e teatral, com narração de textos do livro pela poetisa-atriz Piera Pilar e acessíveis em QR Code, contando com dramatização de Ana Paula Lopes interpretando a protagonista do livro Aurora.
Nasceram desta gestação literária a performance inédita “Eu pari meu ventre” da escritora Beatriz Brandão, interpretada pelas atrizes Mariah Linhares, Leá Cunha, Maiara Astarte e Thaís Aquino. Seguimos no compasso do tom musical de Giulia Morabito e, por fim, a dança feminina ancestral Terra Mãe Gentil, com inspiração Guarani, da atriz indígena Maiara Astarte. Autorias femininas que completam a experiência visual-sonorateatral-performática da proposta expositiva expandida ao unir ventres artísticos.
A exposição híbrida acontecerá em duas fases e ambientes. No ambiente presencial, a primeira fase terá o lançamento do livro Olhos de Giz com abertura da exposição no dia 13/08 de 14h às 18h no Centro Cultural Parque das Ruínas no Rio de Janeiro. A segunda fase será virtual no contexto do Metaverso Feminino da proposta de inovação do Museu das Mulheres, contando com programação de lives com escritoras, mães e artistas, exposição em ambiente espacial com sala 3D e experiências em realidade aumentada (RA), além de convite à ocupação no metaverso pensado para maior autoria e presença de mulheres. Até onde a autoria feminina pode ir no campo expandido unindo-se há tantas mulheres?
MINI-BIOS
Escritora e Artista: Beatriz Brandão, Rio de Janeiro. Antropóloga, escritora, roteirista, educadora e jornalista. Pesquisadora de Pós-doutorado em Sociologia da Cultura (USP), Doutora em Ciências Sociais (PUC-RIO), Mestra em Ciências Sociais (UERJ, especialista em Políticas Públicas pelo IUPERJ e em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Professora Adjunta do Mestrado Profissional em Ensino da Unigranrio e produtora na A Maga Produções Artísticas. Organizou o Especial Femininos Transnacionais no jornal Le Monde Diplomatique.
Artista Plástica: Camila Koschdoski, Rio de Janeiro. Licenciada em Artes Cênicas (Unirio), proprietária da Koschdoski Art e da loja com conceito artístico ELLA’S (RJ). Realizou o projeto Expo Art Independente (2021) e exposições no Brasil, Noruega, México e França. Destacando-se a exposição Art Pop Up (ArtLab, São Paulo) e as obras que ilustraram o livro Olhos de Giz de Beatriz Brandão.
Diretora Artística e Curadora: Sissa Aneleh, Brasília. Fundadora, Diretora e Curadora Geral do Museu das Mulheres. Mestra e Doutora em Artes (UnB), Historiadora da Arte, Educadora, Diretora Artística e Curadora. Licenciatura Plena em História e Licenciatura em Pedagogia. Pesquisadora de História da Arte, Mulheres Artistas, Arte Brasileira, Arte Decolonial e Poéticas Curatoriais. Realizou formação complementar na área de Direção de Cinema e TV (SP) e Teatro (RJ) com registro no SATED/RJ. Para saber mais: Museu das Mulheres Site www.museudasmulheres.com.br Instagram @museudasmulheres_oficial E-mail Sissa Aneleh: diretora@museudasmulheres.com.br
Serviço
Fase Presencial
Título da exposição: Olhos de Giz.
Artistas principais: Beatriz Brandão e Camila Koschdoski.
Direção Artística e Curadoria: Sissa Aneleh.
Realização: Museu das Mulheres.
Abertura: 13/08 de 14h às 18h.
Visitação: 13/08 à 04/09/22.
Horário: quinta à domingo de 9h às 18h.
Localização: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Bairro Santa Teresa, Rio de Janeiro.
Contato: (+5521) 2215-0621. Entrada Franca.
Fase Virtual
Visitação: 05/09 à 06/11/22.
Horário: 24h no ar, todos os dias da semana gratuitamente.
Localização: Ambiente virtual do Museu das Mulheres.
Site: www.museudasmulheres.com.br
Contato: contato@museudasmulheres.com.br