Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Nova Fotografia 2024, Gisa Araújo"
Exposição

Exposição "Nova Fotografia 2024, Gisa Araújo"

Exposição

  • Nome: Exposição "Nova Fotografia 2024, Gisa Araújo"
  • Abertura: 02 de julho 2024
  • Visitação: até 11 de agosto 2024

Local

  • Local: MIS - MUSEU DA IMAGEM E SOM
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Sala Maureen Bisilliat, espaço térreo

Nova Fotografia 2024 | Gisa Araújo

Série inédita, da fotógrafa Gisa Araújo. Esta é a terceira mostra do projeto Nova Fotografia do MIS, que seleciona anualmente novos talentos da fotografia para exibição no Museu.


Thalassa é, na mitologia grega, uma das primeiras a personificações femininas do mar Mediterrâneo, mãe de todos os peixes e seres que habitam a vida marítima. “Nesta série, o mar é o elemento central. Nas fotografias, às vezes, o autorretrato aparece fragmentado, e me corporifica como matéria frágil e forte da natureza. Utilizo sombras difusas, alto contraste, catalogação de seres marinhos que se metamorfoseam em outros seres, evocando uma ideia onírica no campo surrealista”, explica a fotógrafa, que recebeu apoio curadorial de Eder Chiodetto para esta exposição.

Nova Fotografia é um projeto anual do MIS que seleciona, através de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS.

Sobre a artista

Gisa Araújo nasceu em São Paulo e trabalha tanto na capital paulista quanto no Litoral Norte do estado. É formada em artes cênicas e em fotografia e pós-graduada em fotografia pelo Senac São Paulo. Participou das duas primeiras edições e Segunda da residência artística internacional Acho_Imagens, sob orientação de Fabiana Bruno e Óscar Guarín Matínez, onde construiu o “Atlas Fabelwesen”, baseado no pensamento de Aby Warburg e utilizando o acervo do fotógrafo alemão Kurt Schulze. Durante a pandemia, fez acompanhamento individual com a artista visual Ana Sabiá. Atualmente, participa do Programa de Estudos Avançados em fotografia com Eder Chiodetto e Fabiana Bruno. Em 2023, participou da exposição coletiva “Lampejos da escuridão” do 12º. Festival de Fotografia de Tiradentes. Desenvolve seu trabalho com base na pesquisa de autorretrato em paralelo com elementos da natureza, utilizando a fotografia como linguagem e materiais orgânicos que, em sua maioria, veem do mar.


Data

02.07 a 11.08.24

Horário*

terças a sextas / 10h às 19h
sábados / 10h às 20h
domingos e feriados / 10h às 18h

* Permanência até 1h após o último horário

Ingressos

Gratuito, retira apenas na bilheteria física do MIS

Local

Sala Maureen Bisilliat, espaço térreo

Avisos

Valet parking disponível no local (R$ 20 para visitantes do MIS)

A mostra inédita Thalassa, da fotógrafa Gisa Araújo, está em cartaz no MIS até 11.08.24



Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044