Exposição "Meta-Linhas" de Ana Mazzei e Raúl Díaz Reyes

Exposição

  • Nome:

    Exposição "Meta-Linhas" de Ana Mazzei e Raúl Díaz Reyes

  • Abertura: 06 de agosto 2022
  • Visitação: até 03 de setembro 2022

Local

  • Local: Galeria Jaqueline Martins
  • Evento Online: Não
  • Endereço: São Paulo Rua Dr. Cesário Mota Junior, 443

O artista espanhol Raúl Díaz Reyes convidou Ana Mazzei para um projeto colaborativo realizado no laboratório têxtil do museu holandês Textiel Museum. O trabalho, desenvolvido no TextilLab e criado a partir do prêmio que Reyes recebeu através do edital de promoção de Arte Contemporânea promovido pelo Ministério da Cultura espanhol, agora é apresentado no Brasil.


Sediado em um dos museus têxteis de maior importância no mundo, o TextilLab é um laboratório artístico que aproxima artistas de técnicas de manufatura industrial e manual. O convite de Reyes para Mazzei nasceu da vontade de aproximação de seus trabalhos em um novo desafio para ambos os artistas que aprofundam o trabalho têxtil pela primeira vez, partindo do mesmo ponto de desconhecimento. 


O processo se realizou de forma virtual, com os artistas se comunicando remotamente durante a feitura do projeto e usando uma técnica de tear automatizado em que a imagem enviada é digitalizada e, então, recriada em trama de linhas. Enquanto Mazzei explora a transposição de um conjunto de aquarelas já realizado, Reyes trabalha a partir de desenhos feitos como colagem, elaboradas com aplicação de edição gráfica para pintura digital. 


As composições poéticas distintas de cada artista se encontram no interesse pela geometria e pela busca em mapear e organizar o espaço. A carga barroca e narrativa do trabalho de Mazzei, que transpõe para o tecido seu trabalho cênico já explorado em instalações, se contrasta com o minimalismo gráfico de Díaz Reyes, que apresenta um cenário onírico e metafísico à espera de ser populado pela imaginação daqueles que verão os trabalhos instalados. 


A proposta em se trabalhar com um novo material traz um resultado especialmente experimental, que incorpora não só novas técnicas de tapeçaria como também, no caso de Reyes, o processo manufatureiro como um todo, ao expor testes de cor que são feitos ao longo da tecelagem. A rica bagagem dos artistas serve para fortalecer e enaltecer o resultado dessa incursão a novos horizontes.


Newsletter

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044 SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52
Fale conosco via WhatsApp