Exposição "Lucas Lenci: STILL LIFE”

Galeria Mario Cohen - Rua Joaquim Antunes, 177, cj 12 – 2 andar

Exposição "Lucas Lenci: STILL LIFE”

“STILL LIFE” – Lucas Lenci

 

O fotógrafo Lucas Lenci apresenta sua primeira exposição individual de fotografias Fine Art na Galeria Mario Cohen. “STILL LIFE”, com curadoria do próprio Mario Cohen e texto de Juan Esteves, reúne 60 fotografias realizadas entre 2015 e 2019. Na abertura da exposição ocorrerá o lançamento do livro homônimo (com edição de Eder Chiodetto e Fabiana Bruno).

 

Lucas Lenci fotografou pássaros taxidermizados em museus, lojas e casas de colecionadores. O artista percebeu que seus filhos se interessavam mais pelos animais taxidermizados do que pelos que estão em zoológicos, como se o processo da taxidermia e a forma como estes animais são apresentados os tornasse mais vivos.

 

A partir disso, o artista construiu sua pesquisa dividida em três eixos: fotografias das aves em estúdios de taxidermia, nos remetendo aos gabinetes de curiosidade e o cerne da expografia museal; a técnica de alto contraste entre luz e sombra, manifestando o tenebrismo (técnica imortalizada por Caravaggio); e fotografias de Dioramas, que apresentam os animais em composições inspiradas pelo seus habitat naturais.

 

Para Juan Esteves, “Nestas belas imagens, Lucas Lenci nos mostra o contraponto entre o que é real e o que não é. Existente por ser a exteriorização de algo que precisamos perceber, não apenas como uma problematização de alguma coisa que buscamos suplantar, mas sim do que precisamos representar; um lado mais palpável e efêmero do ser humano como decadência e envelhecimento e sua necessária ascensão e renascimento”.

 

Sobre Lucas Lenci

 

Formado em fotografia e Desenho Industrial, começou a carreira como produtor executivo de projetos comerciais, editoriais e culturais. Viveu um período em Nova York, onde trabalhou como diretor de arte, e no retorno a São Paulo abriu estúdio próprio e começou a trabalhar como fotógrafo para agências e clientes.

Em 2010, idealizou a FOTOSPOT, galeria pioneira no Brasil em democratizar o acesso a fotografia, e fomentou o interesse pela produção fotográfica nacional oferecendo obras em plataforma on-line. É neto de Peter Scheier, e entre os anos de 2009 e 2021 preservou e realizou projetos relacionados a produção fotográfica do avô, atualmente o acervo pertence ao Instituto Moreira Salles.

 

Como autor possui seis foto-livros publicados, e como coordenador editorial para terceiros possui mais de 30 títulos produzidos para empresas e outros artistas. Suas obras estão em coleções particulares e institucionais e nos últimos anos seu trabalho recebeu alguns destaques como ser finalista do Prêmio Jabuti, indicado ao German Design Awards, finalista do Photo España, finalista do Hasselblad Masters e indicado a Prix Pictet.

 

Sobre Galeria Mario Cohen

 Aberta no Rio, em 2002, a galeria consagrou-se como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina ciente da importância de um espaço para documentação e valorização da fotografia brasileira, além de revelar novos talentos e intermediar a relação entre o artista e o mercado. Em agosto de 2015 instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, proprietário da galeria e responsável pelas exposições e seu acervo, fez parte por mais de uma década da curadoria da coleção de fotografias Pirelli/Masp, que está entre as mais respeitadas do país. Em sua vida profissional, dedicou-se à valorização de grandes marcas por meio da arte e da cultura, sendo responsável – entre outros projetos – pela criação do Museu da Língua Portuguesa e também do Auditório Ibirapuera e sua escola de música.

 

 

Exposição Lucas Lenci: “STILL LIFE”

De 11/12/2021 a 28/01/2022

www.galeriamariocohen.com.br

Rua Joaquim Antunes, 177, cj 12 – 2 andar

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 11 as 19 horas

Sábados das 11 as 17 horas

 

 

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52