Exposição individual "Zuilla – Bandeiras Verdes ", de Pedro Neves
Exposição

Exposição individual "Zuilla – Bandeiras Verdes ", de Pedro Neves

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Zuilla – Bandeiras Verdes ", de Pedro Neves
  • Abertura: 12 de novembro 2025
  • Visitação: até 10 de janeiro 2026

Local

  • Local: Mitre Galeria SP
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. da Consolação, 2761, Jardins - São Paulo SP

Mitre Galeria São Paulo apresenta “Zuilla – Bandeiras Verdes”, de Pedro Neves 


Mostra reúne pinturas que refletem sobre deslocamento e ancestralidade a partir das trajetórias familiares do artista maranhense 

 

 

Novembro de 2025 - A partir de 12 de novembro, a Mitre Galeria apresenta a primeira exposição individual de Pedro Neves em seus espaços em São Paulo. Com texto curatorial de Nathalia Grilo, em Zuilla – Bandeiras Verdes o artista maranhense traça um mapa de vestígios e memórias ao seguir os rastros migratórios de sua família, revisitando narrativas e territórios que se estendem entre o sertão nordestino e outras geografias simbólicas. Nessa travessia, o artista busca mundos onde o Encantamento se manifesta como força viva e princípio de transformação.  


Entrelaçando referências ao catolicismo popular, às tradições afro-atlânticas e aos saberes indígenas, Neves propõe o que chama de uma “ética Encante”, uma tecnologia de resistência e cuidado que emerge do encontro entre espiritualidade, corpo e território. 


Em suas obras, o chão, o corpo e a mata tornam-se espaços de revelação e coexistência, onde humanos, frutos, rios e encantados compartilham uma mesma respiração ancestral. Assim, o artista constrói uma poética de migração e pertencimento, em que o deslocamento se converte em gesto de fé, invenção e continuidade. 


Misturando pintura, escultura, vídeo e elementos rituais, Pedro Neves cria uma cartografia sensível da memória coletiva brasileira — um território guiado por uma imaginação espiritual, radical e profundamente enraizada nas múltiplas cosmologias que moldam o país. 

 

Sobre o artista 

O trabalho de Pedro Neves parte da cultura popular como campo de elaboração da memória e da identidade. O artista evoca personagens, festividades, rituais, espaços e paisagens que atravessam sua trajetória pessoal — entre o Maranhão, onde nasceu, e Minas Gerais, onde cresceu. Sua obra articula cultura material, memórias familiares, narrativas orais, e fabulações sensíveis para refletir sobre os atravessamentos centenários da cultura afro-indígena no Brasil. Suas composições são marcadas pela intensidade dos tons, e pelo ritmo entre formas livres de uma geometria orgânica e viva, sublinhando a vitalidade e autonomia dessas manifestações.  


Figuras ambíguas repletas de encantamento, práticas e símbolos ancestrais, e recortes do cotidiano são representados de modo a tensionar questões históricas e políticas com a malha do intangível, imaterial. Desse modo, sua pintura busca investigar os vínculos que conectam corpo, território e pertencimento, afirmando as tradições populares e as práticas corriqueiras como formas vivas de resistência e reinvenção. 

 

Suas mostras individuais incluem: “Juri” (2024, Galeria M+B, Los Angeles, Estados Unidos); “Tripa” (2023, Palácio das Artes, Belo Horizonte – Brasil), “Tripa” (2022, Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro – Brasil) e “Brasileiros” (2019, Sesiminas, Belo Horizonte – Brasil). E participou de importantes exposições coletivas como: “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” (2023, CCBB São Paulo – Brasil), “Dos Brasis” (2023, Sesc Belenzinho, São Paulo – Brasil), “Botar Fé” (2022, Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte – Brasil), “Now” (2022, Museu Inimá de Paula, Belo Horizonte – Brasil) e “Movências” (2020, Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte – Brasil). 

 

Sobre a Mitre Galeria 

A Mitre Galeria, fundada em 2023 por Rodrigo Mitre, surgiu com o compromisso de contribuir para um imaginário social diversificado e efervescente no Brasil, e com a firme crença na prática artística como um motor chave para a transformação positiva do indivíduo e da sociedade. A galeria vem articulando propostas que ativam o cenário das artes contemporâneas em Minas Gerais, no Brasil e além, com um grupo de artistas de diferentes gerações, formações e práticas. Com um programa baseado em invenções estéticas que mudam perspectivas, provocando um reexame do passado e da imaginação do futuro, ao mesmo tempo que nos ancoram nas questões do presente, Mitre reafirma a sua busca por iniciar ações instigantes que nos conduzam ao desconhecido, abraçando o mistério como uma força vital. 

 

O ano de 2023 consolida a projeção global da galeria com a participação em importantes feiras e exposições. Entre elas, a exposição individual de Marcos Siqueira na Frieze, em Nova York, e a presença de destaque das artistas Luana Vitra na 35a Bienal de São Paulo e Isa do Rosário na Bienal de Liverpool. Em 2024, a galeria participou pelo segundo ano consecutivo da Frieze NY com um estande solo do artista davi de jesus do nascimento. 

 

Em 2025, a galeria inaugura sua sede em São Paulo, no bairro dos Jardins, reafirmando sua presença no cenário artístico brasileiro. O novo espaço nasce com o propósito de ampliar o alcance de seu programa, conectando-se de forma mais direta com novos públicos. No mesmo ano, a galeria participa de importantes feiras internacionais, como Frieze New York, EXPO Chicago e Frieze London, consolidando sua atuação no circuito nacional e expandindo sua projeção global. 

 

Serviço 

Exposição: Zuilla – Bandeiras Verdes 

Texto Curatorial:  Nathalia Grilo 


Local: Mitre Galeria SP - R. da Consolação, 2761, Jardins - São Paulo SP, 01416-001, Brasil 


Abertura: 12 de novembro de 2025  

Período: 12 de novembro  à  10  de janeiro de 2026 


Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h | Sábados, das 10 às 16h

 

Entrada: gratuita 


Mais informações: mitregaleria.com |  @mitregaleria 

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044