

Exposição individual "TUDO QUE NASCE VERMELHO", de Luara Macari
Exposição
- Nome: Exposição individual "TUDO QUE NASCE VERMELHO", de Luara Macari
- Abertura: 26 de julho 2025
- Visitação: até 26 de outubro 2025
Local
- Local: MAC USP
- Evento Online: Não
- Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
TUDO QUE NASCE VERMELHO
Luara Macari
Uma das ações realizadas pelo MAC USP para incentivar a produção artística contemporânea é a realização de editais de exposições temporárias para artistas emergentes, que ainda não tenham realizado mostras individuais em museus ou galerias. A terceira edição do Edital recebeu 180 inscrições e selecionou três projetos a serem apresentados em 2025/2026. O primeiro deles é a exposição Tudo que Nasce Vermelho, individual da artista Luara Macari (Ribeirão Preto, SP, 1999), apresentando 21 trabalhos em que articula os gestos pictóricos entre a argila, a tinta à óleo, o carvão e o grafite sobre tela.
Artista, escritora e curadora em formação (PUC SP, 2023), Luara Macari constrói um espaço onde "a pintura é exercício de escuta, presença e memória", diz Fernanda Pitta, curadora responsável do MAC USP. A partir das fabulações, dos saberes e das tradições ioruba a artista propõe uma série de trabalhos que apresentam uma representação pictórica do mundo, em que imagem e rito se implicam mutuamente. "Cada pintura é também uma oferenda: tempo suspenso, escuta ritual e desejo de rememoração" completa a curadora.
O vermelho que guia os caminhos da artista, cor impetuosa e vibrante, é também substância vital e ancestral, força plástica e simbólica, que atravessa as obras da artista e transforma o imaterial em matéria, superfície, impressão e campo sensível. "O vermelho condensa o sangue, o barro, o fogo, a terra e o corpo — elementos que sustentam tanto a criação e a existência na cosmovisão ioruba", comenta Fernanda.
Nesta exposição, Luara Macari constrói um espaço onde a pintura é exercício de escuta, presença e memória, e "cria um território onde se experimenta a força da arte como gesto de cuidado, reinvenção e reparação. Em sua prática, a arte transforma o imaginário, partindo do gesto íntimo de saber de onde se vem para relembrar os caminhos para onde se quer ir" define a curadora.
Serviço
TUDO QUE NASCE VERMELHO – Luara Macari
Curadora MAC USP: Fernanda Pitta
De 26 de julho a 26 de outubro de 2025
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita