

Exposição individual "reviravolta", de adrianne gallinari
Exposição
- Nome: Exposição individual "reviravolta", de adrianne gallinari
- Abertura: 06 de maio 2025
- Visitação: até 24 de maio 2025
Local
- Local: SARDENBERG
- Evento Online: Não
- Endereço: Travessa Dona Paula, 134, Higienópolis
adrianne gallinari inaugura reviravolta na galeria Sardenberg, em São Paulo
A galeria Sardenberg tem o prazer de apresentar reviravolta, nova exposição de adrianne gallinari. Com abertura nesta terça, 6, a partir das 18h, esta é a segunda mostra da artista na galeria, localizada na Travessa Dona Paula, em São Paulo.
Misturando pintura e desenho como se fossem matéria de uma mesma superfície viva, gallinari apresenta cerca de dez obras sobre tela que tensionam os limites entre o gesto e o pensamento. Uma das peças se destaca como instalação: uma tela que se desenrola em uma espécie de “língua” pictórica que escapa da parede e invade o chão da galeria, sugerindo continuidade, expansão e contágio.
A artista retoma ainda o desenho direto na parede, linguagem que marcou sua passagem pelo Drawing Center de Nova York, em 2000. Na última sala expositiva, as paredes da galeria se transformam em uma paisagem mental, com céus e horizontes fragmentados, banhados em violetas, azuis e dourados.
Em reviravolta não há história a ser seguida, apenas um estado: um intervalo entre o urbano e o natural, entre o som da cidade e o canto dos pássaros, entre o que pulsa fora e o que reverbera dentro. gallinari não busca comunicar uma mensagem, mas criar uma zona sensível, um campo de frequências que se insinuam mais do que se explicam.
A galeria Sardenberg inaugura Cria.Acaba.Devora, exposição com gravuras em borracha, nanquim e entalhe sobre madeira, de Luiz Queiroz, na mesma ocasião. As duas mostras ficam em cartaz até dia 24 de maio.
SOBRE ADRIANNE GALLINARI
Nasceu em Belo Horizonte (MG) 1965 e atualmente vive em Salvador (BA). Formou-se em Desenho e Pintura na Escola Guinard, em Belo Horizonte. Em seus trabalhos, se apropria das coisas da realidade e as transforma. Paisagens, figuras humanas, o senso de isolamento são elementos que instituem sua narrativa. Suas exposições são marcadas pela intervenção nas paredes, uma mistura de traços repetitivos, ociosos, obsessivos com textos quase ilegíveis, atravessando pessoas, arquiteturas e paisagens.
SOBRE SARDENBERG E TRAVESSA DONA PAULA
Estabelecido no mercado de arte contemporânea do país, o antigo Projeto Vênus —agora Sardenberg— ficou conhecido por fomentar a cena artística de São Paulo por meio de colaborações e de um programa ativo de exposições de artistas em plena atividade, muitos dos quais são representados pela instituição.
O time atual conta com artistas que trabalham com mídias variadas como pintura, desenho, performance, escultura e instalações, como Adriana Coppio, Adriane Gallinari, Camile Sproesser, Daniel Barreto, Darks Miranda, Felipe Barsuglia, Flora Rebollo, Fraus, Giulia Puntel, Janaina Wagner, Luciana Maas, Luiz Queiroz, Pinky Wainer, Rafa Bqueer e Yan Copelli.
O negócio foi fundado por Sardenberg como um escritório de arte no centro de São Paulo em 14 de março de 2020, mesmo fim de semana em que a OMS declarou o início da pandemia de Covid-19, que culminou na quarentena que impôs um longo período de restrições e distanciamento social por todo o planeta.
A chegada da galeria Sardenberg à Travessa Dona Paula, em 2021, marcou o início da nova fase da vila. Inspirado pelo formato e localização da vila, Sardenberg convidou outras instituições ligadas à arte para ocupar a vila.
Escondida entre a rua da Consolação e a avenida Angélica, na região central de São Paulo, a Travessa Dona Paula é uma antiga vila operária, registrada nos anos 1920, e transformada em um efervescente polo de arte contemporânea.
Hoje, a Travessa Dona Paula abriga espaços de arte divididos entre galerias comerciais, coleções particulares, espaços de artistas, editoras e residência artística. Estão lá galerias como A Gentil Carioca, Zielinsky, Sardenberg, além da coleção moraes-barbosa (coleção particular), Ybytu (programa de residência artística), Ateliê397 (espaço independente de arte), Desapê (projeto dedicado a livros de artista e espaço expositivo), o selo Celeste (revista, selo de livros de arte e crítica e residência artístico-editorial) e a editora Piscina Pública Edições.
Serviço
adrianne gallinari: reviravolta
Abertura: terça-feira, 6 de maio, a partir das 18h
Visitação: 6 de maio a 24 de maio
Terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 11h às 17h
SARDENBERG
Travessa Dona Paula, 134, Higienópolis