

Exposição individual "pinturas sólidas", de Dani Cavalier
Exposição
- Nome: Exposição individual "pinturas sólidas", de Dani Cavalier
- Abertura: 10 de junho 2025
- Visitação: até 02 de agosto 2025
Local
- Local: Galatea Oscar Freire
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Oscar Freire, 379 – Loja 01 – Jardins
Galatea apresenta Dani Cavalier: pinturas sólidas, primeira exposição individual da artista
Mostra inaugura representação de Dani Cavalier pela galeria e reúne obras que tensionam pintura, escultura e instalação com tecidos reaproveitados da moda
A Galatea inaugura a exposição Dani Cavalier: pinturas sólidas, primeira individual da artista carioca Dani Cavalier (Rio de Janeiro, 1993). Com textos críticos assinados pelo curador Tomás Toledo e pela historiadora da arte Isabel Carvalho, a mostra acontece na unidade da galeria na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e marca o início da representação da artista pela Galatea.
Reunindo um conjunto de obras inéditas, a exposição apresenta a pesquisa que Cavalier tem desenvolvido nos últimos anos em torno do conceito de “pinturas sólidas” — composições feitas com retalhos de tecidos reaproveitados da indústria da moda que operam entre pintura, escultura e instalação. Em vez de tinta e pincel, a artista utiliza retalhos coloridos de Lycra, tecido com o qual se familiarizou a partir da sua antiga marca de moda praia, a Aro SwimWear.
Os recortes de lycra que envolvem o chassi criam tramas, texturas, justaposições e blocos de cor que desestabilizam a ideia tradicional de superfície pictórica e composição. A pintura sólida se revela, então, como uma espécie de dispositivo para discutir as tipologias de pintura na história da arte, especialmente no domínio da paisagem e da abstração tanto de matriz concreta quanto informal.
Além disso, pelo seu forte apelo tátil e visual, as obras rompem com noções convencionais de frente e verso, plano e volume, oferecendo uma nova leitura da pintura como corpo tridimensional no espaço. Algumas peças estarão expostas “flutuando”, destacando sua relação imersiva com o ambiente e com o espectador.
“O repertório artesão brasileiro, que está entranhado culturalmente em nós, é acionado quando o público entra em contato com os trabalhos. Isso é não só uma intenção artística, mas um resultado que observei durante esse um ano e meio das pinturas sólidas estarem sendo expostas”, comenta a artista.
Além de provocar reflexões sobre o campo expandido da pintura, a obra de Cavalier carrega um forte compromisso com a sustentabilidade e a memória material da moda brasileira. A paleta de cores dos tecidos, acumulados ao longo de uma década, traça um panorama visual dos desejos, comportamentos e tendências de consumo — funcionando, também, como uma espécie de “chão de fábrica” da moda carioca.
Ao integrar técnicas tradicionalmente ligadas ao artesanato têxtil, a artista também reabre discussões sobre os limites entre arte e ofício, rompendo com hierarquias históricas que marginalizaram práticas femininas e populares nas artes visuais.
Destaques da trajetória
Em 2024, Cavalier teve obras adquiridas pelo acervo do Perez Art Museum Miami (PAMM), em apresentação da Galatea na feira ArtRio. Entre suas participações recentes, estão as coletivas Geometria crepuscular (A Gentil Carioca, RJ), Do desenho (Centro Cultural dos Correios, RJ) e Acordes (Largo das Artes, RJ).
Sobre a artista
Dani Cavalier (1993, Rio de Janeiro) vive e trabalha no Rio. Sua produção atravessa pintura, instalação, escultura e desenho, com foco em temas como o corpo, a espiritualidade e o apagamento histórico de práticas femininas nas artes. Nos últimos anos, concentrou-se no desenvolvimento das “pinturas sólidas”, uma pesquisa que funde arte e moda, e que propõe novas formas de composição a partir da matéria têxtil.
Sobre a Galatea
Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.
A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.
Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.
Serviço
Dani Cavalier: pinturas sólidas
Local: Galatea Oscar Freire
Endereço: Rua Oscar Freire, 379 – Loja 01 – Jardins, São Paulo – SP
Abertura: 10 de junho de 2025 | 18h às 21h
Período expositivo: 10 de junho a 2 de agosto de 2025
Horários: Segunda a quinta – 10h às 19h | Sexta – 10h às 18h | Sábado – 11h às 17h
Mais informações: www.galatea.art
Instagram: @galatea.art_