

Exposição individual "Percurso em preto e branco", de Wanda Pimentel
Exposição
- Nome: Exposição individual "Percurso em preto e branco", de Wanda Pimentel
- Abertura: 16 de agosto 2025
- Visitação: até 25 de outubro 2025
Local
- Local: Carpintaria
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Jardim Botânico, 971
Wanda Pimentel - Percurso em preto e branco
16/08 — 25/10/2025
A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de anunciar Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco, com abertura dia 16 de agosto na Carpintaria, Rio de Janeiro, marcando a primeira mostra da artista na sua cidade natal desde seu falecimento, em 2019. A mostra reúne, pela primeira vez, a série Animais, um conjunto de desenhos em preto e branco realizados nos primeiros anos de sua trajetória. Criadas entre 1965 e 1967, essas obras dão a ver um período formativo de experimentação, marcando o surgimento da linguagem visual singular de Pimentel.
Com traços agitados e vigorosos, numa paleta restrita, Pimentel desenhou animais, alguns identificáveis, outros inventados, cujas formas pulsam, serpenteiam e vibram em meio a emaranhados gráficos de rabiscos e marcações. Besouros, cangurus, tatus, tartarugas, morcegos, girafas, corujas e macacos aparecem retratados com uma mão investigativa, como se a artista explorasse as texturas de pelos, penas, escamas e peles, apenas para distorcer suas formas e padrões nos espaços alucinatórios de seu bestiário estilizado.
Essa faceta inicial da obra de Pimentel revela uma abordagem caligráfica mais livre, na qual a superfície do papel é quase inteiramente ocupada, vibrando com atividade visual — em contraste agudo com sua produção posterior, de orientação geométrica, baseada numa espacialidade rigorosa definida pelo vazio articulado às representações precisas de objetos e partes do corpo. Como propõe a historiadora da arte Vera Beatriz Siqueira em seu ensaio para a exposição: “Em Wanda, os animais parecem afirmar a base gráfica e a posição central conferida à linha, que define questões de sua obra, ao mesmo tempo que anunciam a questão temática e plástica do ‘envolvimento’, das relações entre criaturas, objetos e seus ambientes — centrais em seu trabalho.”
A obra Sem título (da série Envolvimento) (1969) da artista foi recentemente incorporada à coleção permanente do MoMA, e integrou a exposição Vital Signs: Artists and the Body organizada por Lanka Tattersall em 2024, na mesma instituição. Pimentel está atualmente em exibição na mostra Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração, 1960-70, na Pinacoteca em São Paulo.
Sobre Wanda Pimentel
Wanda Pimentel (1943–2019), nascida e radicada no Rio de Janeiro, desenvolveu uma prática artística singular, marcada por formas geométricas precisas e superfícies lisas, de contornos rígidos, que borram as fronteiras entre a abstração e a figuração. Suas representações vibrantes de interiores domésticos e objetos cotidianos, produzidas no final dos anos 1960 e início dos 1970, surgem em paralelo à ditadura militar no Brasil. Sua obra responde a esse contexto repressivo, articulando uma crítica sutil aos efeitos de isolamento promovidos pelo autoritarismo, pelos valores sociais conservadores e por uma identidade nacional fragmentada. Esse sentimento de isolamento também reflete as restrições de gênero na sociedade brasileira e a posição periférica do país no discurso artístico global. Embora visualmente ressoe com a Pop Art, o uso que Pimentel faz da estética sintética carrega um tom mais sombrio e ambíguo, desafiando a assimilação imediata das imagens industriais típica das versões nortistas do movimento.
Wanda Pimentel possui obras em importantes coleções públicas, como o MoMA – The Museum of Modern Art, Nova York, EUA; MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, Brasil; MALBA – Museu Latinoamericano de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina; MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Serviço
Abertura: 16/08/2025, 15h — 19h
Periodo da exposição: 16/08 — 25/10/2025
Visitação: Terça a sexta-feira: 10h – 19h | Sábado: 10h – 18h
Endereço: Carpintaria — Rua Jardim Botânico, 971, Rio de Janeiro
fdag.com.br @carpintaria.rj